15 Dicas de criativos para você exercitar a sua criatividade

Imagem: Oficina da Lu Gastal no studio do Inside The Office | Foto: Talita Chaves

 

Logo no início do blog, quando eu tinha acabado de sair do ninho materno para morar sozinha e estava no processo de decorar minha casa, ouvi de uma pessoa que ela admirava tudo que eu fazia, mas que ela não tinha imaginação. Isso me incomodou, porque àquela altura, eu já era uma cria do teatro e sabia que isso não existia. Já tinha aprendido que criatividade é questão de exercício. Até fiz um texto sobre isso na época.

Mas como criatividade é uma coisa que permeia muito o meu trabalho por aqui, afinal não tem como a gente falar de decoração e faça você mesmo sem falar de criatividade. São coisas que envolvem todo um processo criativo. E esse assunto também é o norte do Trevo Coletivo, uma marca coletiva da qual faço parte, e que no final de 2017 promoveu o Trevo Bazar. Então achei que valia a pena retomar essa abordagem por aqui. E assim, convidei alguns criativos para darem ao menos uma dica que te ajude a desenvolver, estimular a sua criatividade. Até porque o que eu mais quero é todo mundo aqui com a criatividade aflorada e fazendo de suas casas lugares lindos que abraçam!

Ilustração e imagem: Jackie Diedam

 

Os nomes dos criativos estão em ordem alfabética, todos são clicáveis e levam ao Instagram deles. Já a identificação logo abaixo, leva ao trabalho do criativo (site/ blog/ loja).

 

AMANDA KRAEMER

Designer, produtora de conteúdo no Amanda Kraemer

“A minha dica para exercitar a criatividade é se conectar com a natureza, nem que seja por 5 minutinhos todos os dias. O que sempre funciona muito bem na prática é olhar tudo a nossa volta com o olhar de uma criança, aquele olhar inocente e encantado, no qual qualquer elemento pode ganhar um novo significado.

Todas as vezes que eu tenho algum bloqueio criativo, saio de casa para dar uma volta, passo por algum parque ou pela praia, e volto com esse olhar renovado. Aí sim, consigo trabalhar com a criatividade aguçada!”

 

ANA CANTARINI 

Designer, produtora de conteúdo no Annima

“Minha dica é se organizar! Saber onde estão as coisas ajuda a não perder tempo com algo que não seja a criação em si. Organiza uma mesa bagunçada, por exemplo, ajuda também a tirar a mente do problema e isso é bom para encontrar soluções. Além de dar uma renovada na energia, que traz um gás para criar!”

 

CARINA MICHELLI

Produtora de conteúdo no instagram @carina.michelli e no blog Dos Casas

” Creo que la creatividad se puede ejercitar, pero también creo qué hay personas que nacen para ser creativas. Está en sus genes, por lo tanto la creatividad fluye.

Para las personas que no nacieron con ese don creo que se puede ejercitar mirando todo aquello que nos guste. A veces el hilo conductor de una idea creativa es una simple flor, otras veces puede ser buscando bibliografía sobre un tema que queramos desarrollar. A mi me inspiran las cosas cotidianas, un color, una taza de café, un libro.”
Acredito que a criatividade pode ser exercitada, mas também acredito que há pessoas que nascem para serem criativas. Está em seus genes, então, a criatividade flui.
Para as pessoas que não nasceram com esse dom, acredito que se pode exercitar olhando para tudo aquilo que gostamos. Às vezes o fio condutor de uma ideia criativa é uma simples flor, outras vezes pode ser buscando bibliografia sobre um tema que queiramos desenvolver. A mim, me inspiram coisas cotidianas, uma cor, uma xícara de café, um livro. – Tradução livre feita por mim.
Imagem: Flor Vazquez

 

 

FLORENCIA VAZQUEZ

Decoradora de eventos (ou ambientadora, como chamam na Argentina), produtora de conteúdo no La Embajada Flor Vazquez
” 1- Bucear por las redes sociales y buscar en diferentes cuentas inspiración… pero para que no sea tiempo muerto, DEBEMOS guardar las fotos que nos gustan en CARPETAS, SOLAPAS, ARCHIVOS… para cuando lo necessitamos lo tenemos a mano y el tiempo de búsqueda no fue en vano.
2- La creatividad no solo es momentanea… sino que planifica. Aveces no estamos inspirados y tenemos que trabajar. Por eso es necessário TENER un tiempo para CREAR, no esperar que la creatividad BAJE sino buscarla y así encontrarla.
3- Desmistifiquemos el copy paste, TODOS miramos y nos inspiramos en ALGO. Siempre el resultado va a ser diferente porque SIEMPRE los materiales son diferentes y nuestra mano aporta el TOQUE diferencial a la obra. Así que… está bueno decir vi esta imagen, este trabajo y me inspiré en aquello.”
1- Passear pelas redes sociais e buscar inspiração em diferentes perfis… mas para que não seja um tempo perdido, devemos guardar fotos que gostamos em PASTAS, ABAS, ARQUIVOS… para que quando precisemos, tenhamos à mão e o tempo de busca não foi em vão.
2- A criatividade não é só momentânea, e sim algo que se planeja. Às vezes não estamos inspirados e temos que trabalhar. Por isso é necessário TER um tempo para CRIAR, não esperar que a criatividade apareça, e sim, buscá-la e assim, encontrá-la.
3- Desmistifiquemos o copy paste, todos nós olhamos e nos inspiramos em ALGO. O resultado sempre será diferente, porque os materiais SEMPRE serão diferentes, e nossas mãos dão o TOQUE diferencial à obra. Dessa forma, está tudo bem dizer: vi essa imagem, esse trabalho e me inspirei naquilo. 
 Tradução livre feita por mim.

 

GABRIELA MARTINS

Atriz, diretora teatral, dirige e edita os vídeos do canal Casa de Amados

“Minha dica é: imaginar. Quando tiver que criar alguma coisa ou solucionar alguma coisa, pensar em diversas possibilidades, mesmo que elas pareçam absurdas. Não ficar muito tempo pensando em torno de uma única ideia.

Ou então, ver referências. Filmes, fotos, viagens, passeios, conversas. Quanto mais eu vivo experiências diferentes, mais bagagem “mental”eu vou ter para ser criativo. “

 

Imagem: Ana Cantarini | Annima

 

INÁ BARROS

Estudante de Design de Interiores, crafter, facilitadora de oficinas criativas de corda e estamparia artesanal, produtora de conteúdo no Nosso Apê

“Escolha uma atividade que você goste ou lembre que já gostou um dia (pode ser desenhar, pintar ou até mesmo andar de patins) e se proponha a praticá-la, buscando fazer de forma diferente a cada dia.

Pratique, e sobretudo, não se cobre demais.”

 

ISABELLE VERONA

Designer, Youtuber de DIY, comanda o canal Isabelle Verona

“Muita gente acredita que a pessoa nasce com o talento de criar.  Que se precisa nascer com o dom da arte. Mas eu acredito que criatividade é uma habilidade que se cria com a prática. Assim como um esporte, quanto mais praticamos, melhor ficamos, quanto mais criamos, mais fácil fica ter uma ideia nova. Nossa mente se acostuma a procurar por necessidades, a observar o mundo ao redor e a criar conexões não existentes antes.

Mas como começar a criar?

Não espere a inspiração. Simplesmente comece um brainstorm. Primeiro, defina um tema. Depois jogue palavras aleatórias em um papel relacionadas a esse tema, pesquise por imagens de inspiração, por vídeos sobre o assunto, por palavras relacionadas. E depois procure por conexões (pontos em comum e ligações inusitadas, por exemplo) entre tudo que encontrou.  Depois de pesquisar muito, com certeza terá encontrado pelo menos um tema, um caminho a seguir, e talvez até uma ideia que estará pronta para ser testada e executada.

Quanto mais passamos por esse processo, mais rápido chegamos à ideia. E não seja perfeccionista, tudo parecerá ridículo no início, mas depois de repetir esse processo e executar suas ideias “ridículas”, você vai se encontrar criando coisas que nunca imaginou conseguir fazer antes. Sair da zona de conforto nos deixa confiantes a executar qualquer tarefa. E falar que não nasceu com tal dom e não adianta tentar é se manter na zona de conforto.

Não crie limites para seu corpo e mente… tentando e praticando é que se quebra barreiras que nós mesmos criamos. “

 

A propósito, a Isa tem um vídeo muito bacana justamente sobre o que estamos falando aqui: como desenvolver a criatividade e porque todo mundo pode ser criativo. Você pode conferi-lo aqui:

 

 

JACKIE DIEDAM

Designer,  ilustradora no Jackie Diedam

“Encontre uma paixão sua, e tente fazer trabalhos que mostrem esse interesse. Pode ser viagens, pode ser animais, pode ser cozinhar, pode ser um seriado.
Sempre que você precisar de inspiração ou não souber o que fazer, você vai ter um ponto de partida para recomeçar. “

 

MANUELA LOPES

Arquiteta, produtora de conteúdo no Simplichique

“Minha dica seria sempre estar de olho nos principais veículos do seu nicho, principalmente os digitais que têm a vantagem do imediatismo. Assim, a gente sempre fica sabendo o que está acontecendo, assimila aquelas ideias e, a partir dessas inspirações, amplia nossas possibilidades.”

 

MARÍA PAZ YACHAN

Designer, ceramista à frente da marca Paz! design

“Minha dica seria não ter medo de errar ou de não dar certo. Errar também é parte do processo e com isso aprendemos também.

Também se conectar com você mesmo e fazer algo que você goste!”

Cerâmica: María Paz Yachan | Foto de minha autoria.

 

NATÁLIA VIANA

Estilista floral à frente da marca Natália Viana

“Eu diria para você abraçar tudo aquilo que realmente gosta de verdade, coisas que fazem seu coração pulsar, sabe?! Uma saída de casa para tomar um sorvete ou ouvir suas músicas favoritas são coisas cotidianas que costumo fazer e me inspiram demais! Acredito que a melhor forma de exercitar a criatividade é nos reconectando com nós mesmos, fazer coisas das quais gostamos, olhar o dia lá fora! Vou ser sincera, eu não suporto a ideia de passar horas do meu dia fuçando sites cheios de referências…

Por exemplo, tirei isso da minha vida há alguns anos porque quanto mais eu via trabalhos “criativos” eu sentia que não iria nunca fazer nada legal. Aquilo me frustrava muito!!! Sou do time “esqueça o Pinterest”e saia de casa.”

 

NINA BRAZ

Artista visual, professora de arte e youtuber à frente da marca Tu Organizas

“Eu acho que pessoas criativas têm um grande “arquivo” de técnicas e materiais e facilidade de relacionar tudo isso.

 

OLIVER THI

Amélie Poulain menino, maker. Cria coisas, todas elas: conteúdo digital, fotografia, vídeos, DIYs, brinquedos Waldorf, oficinas de arte visual e muito mais. Tudo com madeira e materiais reciclados. Brinca com tudo, especialmente com a vida.

“A mais simples dica é o que eu mesmo faço: testar e brincar. Sério. testar, arriscar e fazer, mesmo sem saber fazer mesmo. Eu me arrisco a fazer tudo, mesmo sem saber. Hoje eu tenho esse hábito de compartilhar tudo justamente para mostrar que eu faço assim, testo, erro, acerto, mas tento fazer, mesmo que não 100% perfeito, unicamente para exercitar. E aí, a criatividade, essa coisa linda, vem junto.

Porque no final, ela é uma união de coisas, e ela sempre – SEMPRE- nos pega desprevenidos e brincando.”

 

Projeto e imagem: Vivi Visentin | Decorviva

TALITA CHAVES

Fotógrafa, jornalista, produtora de conteúdo, comanda o studio criativo Inside the Office

“- Ninguém está livre de um dia com pouca ou nenhuma inspiração – até mesmo nós, fotógrafos! A primeira dica é cuidar da nossa própria “saúde criativa”. Como vamos inspirar outras pessoas se nós mesmos não estamos inspirados para criar? Então, na hora de criar, prepare um “clima” que te estimule a colocar a mão na massa: selecione uma playlist com músicas que você ama, escolha uma roupa bem confortável para trabalhar no seu projeto criativo (mesmo que seja em casa, no seu home office) e se desligue do celular!

– Outra dica importante para manter a criatividade em dia é dar uma pausa de vez em quando para cuidar da nossa própria inspiração! E isso eu aprendi na prática! Um belo dia, reservei duas horinhas pra fotografar em casa. Montei o primeiro cenário, fiz alguns testes, mas nada me agradou! Estava achando tudo feio, sem graça! Fui desabafar com uma amiga e ela me alertou para o óbvio: “Talita, há quanto tempo você não descansa, não se permite dar um dia de folga?” Era exatamente disso que eu precisava: “desacelerar” um pouco! Segui o conselho da minha amiga e decretei um feriado pra mim, no meio da semana! Almocei fora, saí pra caminhar, respirar ar puro! No dia seguinte, eu estava renovada e cheia de novas ideias pra fotografar! Às vezes, a inspiração simplesmente não vem porque estamos cansados! Então, permita-se tomar um fôlego!

– Criatividade é prática. Inclua projetos criativos na sua rotina; estipule dias e horários específicos para praticar algo novo que você tenha vontade de aprender. Nada de ficar esperando acordar inspirado, um belo dia, para colocar a mão na massa! É claro que têm dias em que estamos visivelmente mais inspirados, mas ficar de braços cruzados esperando a tal da inspiração chegar só vai gerar frustração. Não caia nessa “armadilha”! Estimule a sua criatividade todos os dias, se possível 😉

– Se liberte de todas as crenças limitantes que te impedem de criar e permita-se! Todos somos criativos, acredite!

Livros que eu super recomendo, sobre criatividade:

– A grande magia, da Elizabeth Gilbert

– O caminho do artista, da Julia Cameron”

 

VIVI VISENTIN

Decoradora de interiores e editora do blog Decorviva. Comanda o Trato na Casa, que deixa sua casa linda em apenas 2 dias. 

“Para mim o que funciona é não fazer nada: ir pra praia, ouvir música, ficar de bobeira, não forçar a barra. A ideia certa e a solução de alguma coisa que estou querendo sempre chega nesses momentos.

Mas se for forçar a barra por conta de prazos, eu vou a uma biblioteca ou livraria. E fico vendo livros de assuntos diversos, especialmente os de arte.”

 

Pronto! Com tanta gente dando cada dica bacana não tem mais essa desculpa de que não tem imaginação! Bora colocar a criatividade para trabalhar, fazer da sua casa um lugar incrível e me mostrar lá no insta com a #casadeamados ! 😉

2 comentários em “15 Dicas de criativos para você exercitar a sua criatividade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.