Por uma casa mais cheirosa: difusor de essência com vela

Desde a adolescência, eu sou fã de cheirinhos no ambiente. Durante alguns anos, acendia incensos, que foi a primeira forma aromatizar o ambiente que conheci. Mas depois o incenso passou a não me satisfazer mais, por dois motivos: primeiro, apesar do cheiro ser bem forte quando está queimando, o cheirinho não fica no ar depois que apaga; e segundo, por não criar um clima aconchegante.
Foi então, que resolvi partir para as velas.  Porém, várias vezes eu fico frustrada ao comprar uma vela aromática. Tem algumas que apagadas são super cheirosas, mas quando você queima, cadê o cheirinho? Então, enquanto não descubro uma marca confiável de velas aromáticas no Brasil – as que eu comprei na Ikea foram uma escolha super acertada! – decidi testar uma coisa que tenho faz tempo: difusor de essência com vela.
Eu ganhei esse difusor quando ainda morava com minha mãe, guardei, e quando vim pra cá, eu o trouxe e o usava como acessório de decoração na minha cabeceira. Nunca tinha usado, acreditam?

 Comprei uma essência de flor de cerejeira (estou apaixonada por ela) e testei de 2 formas, a certa e a errada.
CERTA: Pelo que pesquisei na internet, a forma certa é usar um pouco de água e misturar com algumas gotas da essência. Pelo que li, a vela esquenta a água, e ela vai liberando o cheiro delicadamente, e de fato isso acontece. A foto abaixo mostra a forma certa. Tinha uma fumacinha de leve, mas infelizmente, não consegui fazê-la sair na foto.
ERRADA: Pingar a essência direto no recipiente. Dizem que fazer isso “queima” a essência. Mas não foi isso que eu vi nas 4 vezes que eu testei. O cheiro sobe mais rápido, faz um pouco mais fumaça e você acaba apagando a vela antes. 
Na minha opinião, os dois métodos funcionam. Se for um caso de emergência, a opção “errada” é melhor. Mas se o objetivo for criar um clima aconchegante, além de deixar um cheirinho gostoso no ambiente, a opção “certa” é mais indicada, já que a vela pode ficar acessa por mais tempo. 
Nos dois métodos, depois da vela apagada, o cheiro fica no ar por um bom tempo, principalmente se o ambiente estiver fechado.

Alguém já usou esse tipo de difusor? Gostam? Eu estou amando!

Muito mais para você!

24 comentários em “Por uma casa mais cheirosa: difusor de essência com vela”

  1. Já experimentou usar aqueles cheirinhos de tomada? Não sei o nome… mas minha amiga costuma usar e adoro entrar na casa dela, tem um cheirinho único… aqui em casa o cheirinho atual é cimento com massa corrida hihiihihihi mas em breve quero usar também adoro essas lembranças sensoriais.
    Reformando Nosso Lar

  2. Hola Ju querida M como me gusta ese rincón suyo tan colorido,, esa lámpara polka y esa mesita de noche están muy lindas,,espero que este otro año llegue lleno de bendiciones para ti y tus seres queridos
    Cariños ,

  3. Juu! Não sabia que tinha que misturar a essência, eu comprei uma com um cheirinho gostoso, mas quando esquentava ficava meio enjoativo, e muito forte, mas com água deve ficar bem melhor, vou fazer o teste!
    In love por esse criado mudo, faz um post dele? Ou já tem? srsrs
    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    1. Gente, difusores de vela são muito mais antigos q estes de pauzinhos. Mas como a gente quase não vê mais, a maioria só conhece dos outros. Ju, o óleo q vc usa é óleo essencial? Porque vejo pra vender essências q dizem na embalagem q não são adequadas para difusor à vela. Vi na internet com óleo essencial.

  4. Oi Ju, também adoro uma casa cheirosa!Eu já usei de tudo, incenso, velas aromáticas, palitos no vidro com a essência e até um difusor de cerâmica. No momento experimento um pequeno abajour que já vem com um prato onde coloca-se a essência com água.
    Um beijo e Feliz Ano Novo!
    Marluza

  5. Eu tenho um que liga na tomada, mas é o mesmo processo: água e essência. Costumo usar óleo essencial. Tenho um de alecrim, que eu amo. Deixa um cheiro fresquinho. Uso tb um de lavanda, que eu trouxe da França há uns 2 anos…
    Os óleos são caros demais, eu acho, mas o resultado é mais "forte", não sei explicar. Uso os óleos pra fazer vela em casa tb…Vale a pena comprar um "básico", como o de lavanda. No Mundo Verde tem!

  6. Nossa que legal ,muito obrigada pelo post tenho um desse difusor de cerâmica e nem sabia ,eu só usava a vela acessa nele,agora entendo o porque desta base em cima ,irei me mudar e farei o teste na casa nova ,já vou procurar outros para comprar e ir atrás das essência tbm ! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *