Imagem: Casa doce casa (como esse quarto foi reformado com R$ 100) |
Talvez o quarto seja o ambiente mais importante da casa. Muita gente se preocupa com a sala primeiro na hora de decorar, por ser um ambiente que recebe visitas. Mas em geral, o nosso refúgio costuma ser o quarto. É nesse cômodo que costumamos deixar nossas máscaras de lado, e sermos mais nós mesmos. É por isso que eu acredito que ter um quarto com a nossa identidade é tão importante: para que o ambiente esteja em sintonia com quem somos, sobretudo quando não estamos num momento lá muito favorável.
E decorar quarto pode ser caro, mas só se você puder e/ou quiser. Existem vários caminhos para quem não quer gastar muito percorrer. As possibilidades não são poucas! Então, separei 7 dicas para te dar uma mãozinha nessa estrada.
Bora?
1) PINTE AS PAREDES!
Não estou falando necessariamente de uma pintura elaborada. Mas de uma simples pintura mesmo, que pode até ser branca.
Um ambiente com pintura suja e/ou desgastada pelo tempo, pode passar uma impressão de desleixo, e uma pintura nova, renova isso quase que num passe de mágica.
Uma lata de tinta de 3,6 L custa em média entre R$ 70 e 120,00. Mas dependendo do tamanho do seu quarto, e da cor da tinta anterior (se não for muito forte), você nem precisará de tudo isso de tinta, e poderá comprar uma lata menor, mais barata.
Para calcular a quantidade de tinta necessária, eu achei essa calculadora. Vale lembrar também que tintas à base de água rendem bem mais, portanto, são mais econômicas.
2) NÃO TEM CAMA? IMPROVISE!
Imagem: Lari para Homens da Casa |
Às vezes temos o colchão, mas ainda não sobrou para comprar uma cama. Ao invés de deixar o colchão jogado no chão, improvise com o que estiver ao seu alcance: você pode assumir a cama no chão e fazer tatame com madeiras baratas, como o compensado. Você pode conferir o passo a passo simples, feito por uma colunista do blog Homens da Casa, aqui. Para ter uma ideia de preço de chapas de compensado, você pode conferir os preços da Leroy Merlin aqui.
Outra opção, pode ser uma cama com paletes, que tem a vantagem de ser mais simples de fazer, e a desvantagem de ser mais difícil de limpar.
3) FAÇA ARTE NAS PAREDES
Se você manja bem dos desenhos na parede, pode fazer a sua própria arte, porque não? Mas se não for o caso, você pode recorrer ao stêncil e fazer algumas estampas com esponja e pouca tinta (esse é o segredo para não vazar).
Outra forma de criar estampas é recortar alguma forma em contact – triângulos, por exemplo – e ir colando na parede. Vale lembrar, principalmente se o espaço for grande: contact liso é mais em conta que os modelos estampados.
Há ainda a opção de fazer arte com fita isolante. Você pode criar uma estampa, repetindo os padrões, ou fazer um desenho.
Imagem: Senhora Bagunça DIY (com passo a passo) |
4) QUER TER QUADROS E NÃO TEM DINHEIRO?
Se formos numa molduraria, muitas vezes o preço faz a gente cair pra trás. Mas em lojinhas de 1,99 e de mdf para artesanato, podemos encontrar molduras bem mais em conta. Se a cor não nos agradar, sempre há a saída da pintura.
Dependendo do tamanho da moldura, ela pode custar em média de 4 a 15 reais. Se ainda assim, for sair do valor estipulado para a decoração do quarto, que tal abolir a moldura e prender com fita isolante?
Imagem: ScrapBi/ instagram |
Se você desenha, pinta, faz colagens, pode usar seus próprios trabalhos na parede. Se não for o caso, existem diversos sites de imagens free, como o Pixabay. Se você não tiver impressora em casa, pode imprimir numa gráfica. O preço da impressão vai variar de acordo com o tamanho e o papel escolhido. Se não me falha a memória, paguei uns 7 reais a impressão colorida em papel couché uns 2 anos atrás. Mas se você achar que é muito, pode assumir o p&b, e imprimir em papel comum mesmo, tamanho A4, que custa uns 50 centavos.
Outra opção, é pintar tecido e fazer bandeirola. Você pode usar stêncil, escrever frases motivacionais. O importante é que tenha a ver com você.
5) CAPRICHE NA ROUPA DE CAMA
Roupa de cama é um item que ajuda muito a definir o estilo do ambiente. Um quarto com uma roupa de cama p&b vai passar uma mensagem. Se tiver florezinhas, a mensagem já será outra. E quando falamos de decoração aqui, não estamos falando de casas bonitas. Estamos falando de uma casa que nos abrace, que esteja de acordo com a nossa identidade, estilo e escolhas de vida.
Mas como roupas de cama costumam ser caras, a solução para não ter que comprar uma nova, é continuar com as que temos, e procurar tecidos baratos que tenham a ver conosco e fazer uma espécie de cobre leito, para ornar enquanto não estamos dormindo. Se você não souber costurar (como é o caso da pessoa aqui) e não tiver alguém que possa fazê-lo por você, dá para fazer a bainha com cola para tecido e viés. Não é a mesma coisa, mas quebra o galho!
6) O GUARDA ROUPA É DE MÁ QUALIDADE? DÊ UM JEITO!
O que eu mais escuto das pessoas que têm um guarda roupa de má qualidade, é que as portas vivem caindo. Se esse for o seu caso, a solução pode ser arrancar as portas fora: primeiro, por questão de praticidade, já que elimina o cuidado constante ao abrir as portas; e segundo, por segurança, já que não deve ser nada bacana a porta acabar tombando na sua cabeça.
Mantenha tudo arrumado e o assuma como um armário aberto. Ou então, você pode fazer uma cortina para substituir a porta, como mostra nesse vídeo aqui.
7) APOSTE NOS ACESSÓRIOS
Acessórios são o que dá o toque final e a nossa personalidade ao ambiente. Capriche nas almofadas, pense na cortina com carinho, pegue os objetos que têm valor afetivo para você. Os acessórios são em geral a parte mais barata da decoração – salvo se você resolver comprar um tapete persa, aí é outra história! rs – e justamente por isso, é com os acessórios que temos uma liberdade maior de brincar na decoração.
E aí, você aplica alguma dessas dicas em casa? Tem mais alguma que eu não citei? Bora trocar ideias! =)
Eu aplico as dicas 1, 4, 5 e 7.
Você pode conferir outros posts nesse estilo aqui e aqui. 😉
11 comentários em “7 dicas para decorar quarto com pouca grana”
Eu aplico aqui em casa as dicas 1, 3, 4 e 7 e amo fazer isso! Decorei uma parede com mini triângulos de papel contact preto e fiquei apaixonada! (sou louca por triângulos).
Adorei ver o Casa Doce Casa e o Senhora Bagunça DIY aqui, dois blogs que amo!! E é claro, como sempre, eu aqui namorando aquele seu criado azul e amarelo, rsrs
Bjos!
Manu
http://www.simplichique.com.br
Ainda não conheço essa sua parede de triângulos de contact! Conheço só as dos triângulos coloridões! rs.
Beijão!!!
Juuuuu! Que honra ter sido citada aqui no seu blog e fico mais feliz tb em poder contribuir pra essas dicas otimas pra decorar economizando. E saiba que vou fazer algumas aqui em casa inclusive, as dicas 4 e 2. Parabéns pelo post e muito obrigada viu! Super beijo ❤❤
O que é bom é para ser mostrado e compartilhado! =) Seu blog tem dicas ótimas!
Opa, fiquei doida aqui para ver sua cama improvisada! Você vai mostrar, não vai?
Beijos!!
Oi Jú! É muito legal esse seu trabalho de nos passar tudo mastigadinho em uma decoração, você pensa de forma prática o ambiente e eu adoro isso! Esses seus posts são sempre de grande valia! <3
Beijo grande, Thamyrez
O propósito desse blog é justamente mostrar que decorar está ao alcance de todos, por isso, tento ser o mais didática possível. Fico feliz de saber que funciona! =)
Beijos!
Oi Juliana, descobri sobre o casadeamados hoje e adoro suas ideias, parabéns!
Vi sua postagem de como transformar cama em sofá
https://www.casadeamados.com/2014/06/3-dicas-como-transformar-cama-em-sofa.html
Estou querendo por em prática, mas tenho uma dúvida, essa capa para cobrir os pés da cama, você utiliza uma capa de sofá mesmo? ou é de cama?
Grata!
Olá Marcela,
eu acredito que o ideal seja pedir para uma costureira fazer, já que há diversos tipos de cama. A cama box exige um modelo, as com cabeceira, outro. Se pedir para costureira do bairro, não costuma ficar caro, já pedi para fazer capa de cadeira de escritório para mim – e o modelo era mais complexo que o de uma cama.
Abraços!
Ju querida, amei as dicas, especialmente a de fazer artes nas paredes! Isto realmente pode fazer a diferença, dando um toque de personalidade no quarto!
Menina, nunca tinha pensado em tirar a porta de armários…
beijos e boa semana pra ti
Algum tempo atrás, eu também não pensaria em tirar a porta de armários, até que vi em algumas referências.
Beijão!
Oii Ju, que dicas ótimas. Aqui em casa, sempre decorei com pouca grana, então quando pinto alguma parede, costumo comprar a tinta branca e compro o corante que é bem baratinho e deixo a tinta da cor que quero. Meus quadrinhos não tem moldura, uso fita isolante e cumpre muito bem o papel de moldura. Como sempre nos ensinando muito.
Beijos
http://www.ideiasemcasa.com.br