Imagem: Essência Móveis |
Lina Bo Bardi (Roma, 5 de dezembro de 1914 – São Paulo, 20 de março de 1992)
Achillina Bo ou Lina Bo Bardi é uma arquiteta modernista que se naturalizou brasileira nos anos 50. Foi responsável por diversos projetos, como o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador; o SESC Pompéia, em São Paulo; o Museu de Arte de São Paulo – MASP, uma de suas obras mais famosas; e a Casa de Vidro, originalmente moradia do casal Lina e Pietro Maria Bardi, atual Instituto Lina Bo e P.M.Bardi.
Até umas duas semanas atrás, eu pensava que Lina tinha se limitado a projetar prédios. Ledo engano. Sabia da existência dela, mas nunca tinha me aprofundado, buscado saber mais. Até que vejo a seguinte notícia:
“Cadeira Bowl, obra de Lina Bo Bardi, será relançada na Itália”
Então quer dizer que Lina também desenhou móveis?
Sim, desenhou. A poltrona Bowl foi desenvolvida em 1951, mesmo ano da construção da Casa de Vidro. No entanto, esse projeto nunca foi produzido em escala industrial.
Imagem: Folha de S. Paulo |
A empresa italiana de móveis de design, Arper, em parceria com o Instituto Lina Bo e P.M.Bardi (que possui os direitos autorais da arquiteta), vai relançar a poltrona em pequena escala – serão apenas 500 itens, numerados, sendo 100 deles doados ao instituto. As peças produzidas pela Arper, virão com diferentes materiais e cores, que estavam previstos no projeto original.
A minha opinião:
Sim, teria aqui em casa, se tiver numa cor e/ou material que me agrade, tem cara de ser confortável. E ela me lembra um coador de café, daqueles antigos, com pezinhos de metal (alguém também vê isso ou eu estou viajando?). Mas… sei não. Isso me cheira a ouro, diamante e todas as pedras preciosas juntas. Com apenas 500 exemplares no mundo, essa poltrona deve custar os olhos da cara!
E vocês? Teriam a Bowl em casa (desconsiderando a parte monetária, óbvio)?
Se quiser ver imagens dos desenhos da poltrona feitos por Lina na década de 50, clique aqui.
15 comentários em “Poltrona Bowl – Lina Bo Bardi”
OI Ju!! Nossa não conhecia este modelo de poltrona, muito legal!! Apenas que deve ser bem cara, mas é linda!
Beijos
òtima semana
Meu Palácio de 64m²
Ui… acho que será de doer o bolso. Mas certeza só teremos quando chegar no mercado, né?
Oi, Ju!
Tô contigo: acho que o preço vem lá em cima. Mas, pra quem é fã da Lina, admira o trabalho dela, talvez valha a pena. Eu até que achei bonita, mas acho que não ia querer aqui em casa…
Um beijão!
Mariana
Não sou fã da Lina, então, dificilmente para mim valerá a pena. Acho que tem cara de ser confortável, mas acho que só sentando para ter certeza, né?
Beijos.
Oi, Ju!
Adorei a matéria!
Acho o trabalho da Lina bem interessante e aconselho publicar também fotos das obras acima citadas. Vale a pena o leitor ter uma visão geral da obra desta grande Arquiteta e Designer que nos serviu de referência e nos deixou. Ela era ousada e a frente de sua época! Isto é um diferencial e tanto… Uma perfeita marginal no melhor sentido da palavra. E eu adoro poder romper paradigmas e remexer o empoeirado.
Que Deus permita outras Lina Bo Bardi em nossa terrinha tão castigada pela mesmice!
Beijos,
Marcus Forte
Arquiteto/ Designer
P.S.: Depois te mostro os meus móveis também.
Sugestão acatada: vou atualizar o post!
Eba, eba!! Quero ver seus móveis!
No se sí será tan cómoda Juliana ,,, pero si creo debe ser cara no?
Acho que sim. Mas como ainda não chegou no mercado, teremos que aguardar para ter certeza.
Oi Ju,
Ano passado fiz uma pós, e num módulo onde vimos muito o modernismo,
a Lina foi citada diversas vezes, mas nunca tinha visto nenhum móvel!
Beijos
Pois, é! Eu também fiquei surpresa quando descobri que ela tinha desenhado móvel também.
Adoro a Lina! Uma vez visitei a Casa de Vidro, mas não lembro se tinha dessa poltrona lá (acho que sim!). Achei bem divertida (as criações da Lina tem um quê divertido na minha opinião), mas ao invés do coador de café me lembrou demais um vaso de planta num suporte metálico sabe? rs. Quando você só pode ter 1 poltrona em casa é difícil escolher (como é o meu caso, e tem que ser algo super específico), mas se eu pudesse ter várias acho que eu teria uma dessas sim 🙂 Bjs!
Oi Isa, segundo as minhas pesquisas, tem uma preta lá. Mas como nunca fui na Casa de Vidro, não verifiquei in loco. Depois que eu li o que você escreveu, olhei para a poltrona de novo… e também consegui visualizar o vaso de planta. Mas acho que ainda fico com o coador de café! rs.
Beijos.
Oi juliana,
Muito legal sua iniciativa de escrever esse blog.gostei.
Bjs. Dani
Oi Dani! Que bom que você gostou do blog! Fico feliz.
Beijos.
O que é esta cadeira gente?! Sou enlouquecida por cadeiras e poltronas de design. Tenho algumas em casa e são minhas queridinhas. Tenho um livro muito legal sobre elas "1000 chairs", este livro conta a história de várias poltronas e cadeiras de vários designers de vários anos atras, você já leu? Se não, super indico! Tenho certeza que vai amar!
Bjinhos Rafa