Que tal deixar as desculpas de lado e decorar a sua sala de estar? Sim, mesmo com pouca verba, é possível! =)
Vocês sabem que uma das coisas que mais gosto de mostrar aqui são ambientes decorados com pouca verba. Porque se é com pouca verba, está ao alcance de todo mundo, dá menos chance para mimimi e maior a probabilidade da galera colocar amor nas suas casas, não é?
Já falamos da sala de jantar, cozinha, quarto, quarto de criança e banheiro. Agora é a vez da sala de estar!
1) Tenha um sofá de qualidade
“Ih, a garota pirou. Alguém fala pra ela que um sofá de qualidade é caro e não cabe no nosso humilde bolsinho não!” Não gente, não pirei. Não estou falando para você comprar um sofá que vá durar todo o tempo de vida do seu Matusalém, esses sim, sei que estão fora do meu alcance e do da maioria. Mas um sofá de má qualidade não vai durar quase nada. Minha prima, quando casou comprou um de qualidade duvidosa, e em 1 ano já tinha um buraco no assento. Como diria meu pai, o barato que sai caro.
Então, é preferível que você pague um pouco mais num sofá para que não tenha que comprar outro em tão pouco tempo. Se o dinheiro está curto, não joguemos no lixo. Pesquise as formas de pagamento, divida em parcelas que caibam no seu bolso. Se ainda assim estiver difícil, economize e compre um pouco mais tarde.
Caso você conheça alguém que esteja se desfazendo de algum sofá que tenha uma estrutura boa, mas que está velho e rasgado, aproveite! É melhor estofar um sofá antigo, durável, mesmo que a reforma custe o mesmo preço de um novo baratex. Sua sala de estar agradece, vai por mim.
2) Recorra ao palete
Se a verba estiver muito curta e você precisa de um sofá para ontem, pode recorrer aos paletes e ao faça-você-mesmo. Mas o sofá de palete não serve só para quem está num momento de vacas magras, pode ser também uma questão de estilo. Você pode usá-lo na cor crua, com verniz, pintado na cor de sua preferência.
Aqui vale uma pequena observação: eu não colocaria rodinha, a menos que tivesse uma trava. Porque não deve ser nada legal querer se esparramar no sofá e sofrer um pequeno acidente.
Aqui vale uma pequena observação: eu não colocaria rodinha, a menos que tivesse uma trava. Porque não deve ser nada legal querer se esparramar no sofá e sofrer um pequeno acidente.
3) Quase tudo pode ser rack
Nem todo mundo tem tevê na sala de estar, mas acredito que a maioria das pessoas tem. Se esse é o seu caso, relaxe, que quase tudo pode ser rack. Você pode fazer um com caixotes de feira, paletes… pode também usar aparador, buffet, armário de aço. E ao contrário do sofá, que precisa oferecer conforto, o rack não exige tanta qualidade, então, você pode pesquisar um que caiba no seu bolso sem medo, e tem mais liberdade para improvisar. Já vi até armários de cozinha usados como rack em revistas de decoração.
4) Lugar extra é bem vindo
Mesmo que você não seja uma pessoa muito festeira, de vez em quando recebe visitas, certo? Então, um lugar extra na sala de estar é sempre bem vindo. Poltronas costumam ser lindas, mas também, mais caras. Porém, cadeiras e puffs podem substituí-las com dignidade.
5) Tinta pode fazer toda a diferença
Não estou dizendo que condeno as salas brancas e que você tem que pintar a sua. Mas dependendo da vibe que você quer, tacar tinta, nem que seja numa única parede, modifica o ambiente e de uma forma barata.
Notou que a parede da janela levou uma cor diferente? É só meia parede, mas foi o suficiente para fazer efeito. |
6) Apele para papel de parede/ tecido
Papel de parede já foi um item caro. Mas hoje em dia há opções acessíveis mundo afora. Mas se ainda assim, você acha caro, há a possibilidade de usar tecido. Está cheio de tutorial na internet. Então, se você sonha com uma parede estampada na sua sala de estar, você pode tê-la. 😉
Acho que esses tijolinhos são de verdade. Mas já vi essa estampa em papel de parede e em tecido também. |
7) Invista nos detalhes
Detalhes decorativos dão personalidade ao ambiente. Dependendo dos quadros/ enfeites/ almofadas que você colocar, o ambiente passará uma “mensagem”. Pode puxar pro retrô, pro divertido, clean.. ou pode ser uma mistureba do que você é. E esses detalhes não precisam ser caros. Se você não pode ter uma Beatriz Milhazes que custa quase 2 milhões, pode ter uns pôsters impressos em casa, uma tela forrada com tecido.
8) Bônus
- Aprenda a fazer um tapete com pouca verba, no Homens da Casa, aqui.
- Aprenda a fazer um quadrinho com caixa de pizza (quase nada de verba), no Organize sem frescuras, aqui.
- Aprenda a fazer uma mesa com placas de aramado, no Decora, aqui.
E aí, se animou a decorar sua salinha? Conte pra gente! =)
Imagens: Minha Casa/ Casa Aberta (1, 2, 3)/ Pinterest (1,2,3,4,5,6,7,8)/ Bonjour Vintage/ Arrumadíssimo.
Gostaria de ver mais dicas como essas? Então venha por aqui.
4 comentários em “Quem tem pouca verba pode ter uma sala de estar legal?”
Muito boas ideias Juh!
Beijos
😉
Adoro pallets! Definitivamente adoro!
Um beijo,
Fê
http://www.algumasobservacoes.com/
Eles são super versáteis, né?
Beijos.