Acho que já comentei aqui que estou querendo fazer uma modificação no meu home office, pelo fato dele não estar funcional para mim. E o principal “culpado” disso são os livros. Tenho muitos, e sempre terei muitos, já que é um objeto que posso comprar um monte sem peso algum na consciência.
Na casa da minha mãe, eu tinha um lugar ótimo para eles, mas quando me mudei, peguei um apê cheio de móvel planejado, o que me impediu de ter uma estante, como sempre sonhei. A princípio, me contentei em trazer alguns poucos livros, deixando a maioria na casa da minha mãe, e ir revezando. Funcionou com os de literatura. Mas com os de estudo, não estava dando certo. Preciso deles perto, para consultar sempre que necessário. Ainda mais agora, que estou na vibe de comprar livros de decor. Eles estão empilhados em cima da escrivaninha, porque não tenho onde guardar. Tenho um armário suspenso enorme acima dela, mas ele tem umas divisões que não funcionam para mim.
Vou trocar por prateleiras, já comecei a sondar como farei isso, orçamento, essas coisas. Quando estiver pronto, voltarei para mostrar pra vocês, obviamente.
Mas enquanto isso não acontece, trouxe algumas inspirações de onde guardar livros e como usá-los na decoração.
Mas antes, só uma observação: na verdade meeeeeeeeeeeeeeesmo, o ideal seria deixá-los longe da claridade e da poeira, assim eles duram bem mais. Mas sabemos que na grande maioria das vezes isso não é possível, e também, raramente temos intenção de fazer o livro atravessar várias gerações. Então, vamos em frente!
1) PRATELEIRA ACIMA DA ESCRIVANINHA
É uma solução óbvia, mas que quebra um galhão! Primeiro, porque se aproveita uma parede “perdida”, segundo, porque os livros ficam ao seu alcance quando você está trabalhando ou estudando.
2) PARA QUEM TEM PAREDE “SOBRANDO”, ESTANTE OU NICHOS
Tem gente que tem esse privilégio, né? E ó, nem precisa ter uma metragem generosa, não. Conheço gente que mora ou morou num apê de 30m² e tinha estante. Acho que tem mais a ver com a planta e com o planejamento do espaço.
Se você é um desses privilegiados, pode comprar uma estante pronta, mandar fazer, comprar nichos e montá-lo como bem desejar, ou ainda, recorrer ao bom e velho caixote de feira, que cumpre bem a função.
3) ATRÁS DO SOFÁ
Confesso que essa ideia não me atrai tanto assim. Visualmente, acho lindo e aconchegante, mas quando eu sento no sofá, eu me jogo mesmo. Dentro da minha casa, não sou daquelas madames comportadas, que sentam no sofá de perninha cruzada. Gosto de me jogar, deitar, jogar almofada “pro alto”, até ficar bem confortável. E ainda sou estabanada.Então, acho que não funcionaria muito comigo.
Mas se o seu sofá não é tão usado ou se você consegue ser mais comportado do que eu, porque não?
4) CESTOS
Claro que só funciona para livros leves, mas achei essa ideia TÃO fofa! Para uma criança, pode ser bem funcional. Para um adulto pode ser decorativa… basta pegar uns 2 livros de uma temática que chame a sua atenção – pode ser fotografia, arte, moda, esporte – e exibi-los numa parede de destaque.
5) PERMITA QUE AS CRIANÇAS ALCANCEM OS LIVROS
Se você tem crianças em casa, e quer estimular o gosto delas pela leitura, coloque os livros ao alcance dos pequenos, por favor! Pode apostar que depender sempre de alguém para pegar algum livro não será nada estimulante.
Adorei a ideia da casinha que é uma estante ao mesmo tempo. Dá para guardar livros e brincar de boneca ao mesmo tempo, muito amor! Queria ter tido isso quando criança!
6) EMPILHE!
Não é para fazer uma pilha infinita, porque isso não funciona, e sempre que você quiser pegar um livro que está no meio, você abrirá um sorrisão (só que não!). Mas se você não tem espaço e tem uma parede que não pode se dar ao luxo de desperdiçar, faça ou mande fazer um móvel estreito e comprido, com prateleiras que te permita fazer várias pilhas pequenas.
7) APROVEITE O ESPAÇO EMBAIXO DA CAMA
Não gosto dessa ideia, confesso. Acho lindo, mas sempre que eu puder evitar livros tão próximos ao chão, evitarei. Mas como nem sempre a gente pode se dar ao luxo de evitar tudo que gostaríamos, entre ter livros praticamente no chão e não tê-los, fico com a primeira opção.
8) TIRE PROVEITO DE MÓVEIS COMO CRIADO-MUDO, APARADOR, BANCO
Se você tem livro de mais e espaço de menos, a solução é apelar! Para os móveis, que a rigor, servem para outras coisas, mas que podem fazer a caridade de acolher os benditos!
Você também tem muitos livros? Como guarda os seus? Ficam dentro do armário ou fazem uma graça na decor?
As imagens são todas do Pinterest, e fiz um mural com mais inspirações, aqui.
4 comentários em “8 dicas de como guardar e usar livros na decoração”
hola amiga !! los libros me encantan Ya por si solos son muy decorativos !! buenas recomendaciones
besos
Né? Como diria meu pai: !casa para ter vida tem que ter plantas e livros!
Beijos
Oi Ju!!
Em casa tenho muitos livros e divido eles entre o rack da tv na sala,nichos na parede e num móvel que uso como barzinho.No quarto do meu enteado estou montando umas prateleirinhas com caixotes de feira bem simples,ta quase pronto.
Amo livros tb e gosto de ter eles sempre a mão.Bjs
Oi Fernanda!
Os meus livros de arte ficam na sala: no rack, no pseudo-buffet e na mesinha lateral. Mas os de literatura, decoração, e outros, estão sem lugar direito. Vou recorrer a prateleiras comuns, com mão francesa.
Acho prateleiras feitas com caixotes de feira tão fofas! Adoro!
Beijos.