Gente, eu AMO o Apartment Therapy! São muitos os posts que eles sobem semanalmente e é impossível não encontrar algo que te inspire.
Eu gostei bastante desse quarto que eu separei para vocês hoje. Isso porque eu adoro mobiliário antigo, eles em geral têm um design mais trabalhado, são de melhor qualidade, e ainda carregam história. Mas não curto ambientes que me remetam a conventos ou museus-casa. O que eu mais gostei, foi que em geral, as pessoas dão cara nova ao móvel antigo renovando-o; e nesse caso, deram cara nova ao móvel, renovando o que está ao redor.
Vamos às dicas?
1) VALORIZE A PAREDE
Móveis antigos costumam se sobressair e ficar com uma pegada mais contemporânea se estiver em contraste com uma parede decorada. Nesse caso, usaram stencil para baratear o projeto, mas você pode usar papel de parede comum, papel de parede autocolante, tecido, e até carimbos!
Tenha o cuidado de escolher alguma estampa que dialogue com o móvel, sem pesar o ambiente.
2) INVISTA EM DETALHES QUE TRAGAM ACONCHEGO
O mobiliário antigo, desses do século XIX desacompanhados é que deixam o ambiente com cara de convento. Pelo menos, quando eu leio um livro em que algum personagem mora em convento ou mosteiro, sempre imagino o quarto do noviço ou noviça como esse da primeira foto. O que ajuda o ambiente a ficar mais aconchegante, com personalidade, são os detalhes decorativos como: tapete, manta, cesto. Não tem na foto do depois, mas podemos inserir: almofadas, quadros, bibelôs que tenham algum significado para você.
3) MISTURE O ANTIGO COM O MODERNO
As prateleiras servindo de mesinha de cabeceira já estavam quebrando o “antigo” na primeira foto. Mas as luminárias, de design mais antigo, não ajudava a modernidade das prateleiras se sobressaírem, além do abajur não ser muito funcional para quem gosta de ler na cama à noite. Ele foi substituído por uma luminária mais leve, com gancho – o que liberou espaço na prateleira, que é aparentemente pequena.
4) APOSTE NAS PLANTAS
Dificilmente você errará. Plantas sempre trazem mais vida ao ambiente. Podem ser flores, folhas. Reais, desidratadas e até, artificiais. Há quem não goste dessas últimas, mas para quem gosta, está liberado! 😉 Para quem quer ter alguma planta de verdade e não tem tempo ou não consegue cuidar, apele aos cactos!
E vocês, têm algum móvel antigo em casa? Seguem alguma dessas dicas?
Eu sigo a 2, 3 e 4.
Fotos, post original, história desse antes e depois, bem como as dicas para fazer o stêncil estão AQUI. Vale a pena ler, fica a dica.
6 comentários em “Antes e depois: 4 dicas para modernizar um quarto sem perder a vibe de “antiguidade””
Amei.
Minha cama é nesse estilo e estava sem saber o que fazer.
Beijos
Ai, que bom que agora você já sabe o que fazer! =) Seu quarto vai ficar lindo, acho esse modelo de cama bem bonito.
Beijos
Achei que a parede nova foi o que fez A diferença, deu um contraste lindo do antigo para o contemporâneo. Ainda mais depois de saber que eles fizeram stencil, acho super arriscado essa opção pois é difícil de ir montando o padrão em linha reta! Rs E está perfeito o deles! Arrasaram. Adorei as outras dicas também. Eu uso bastante a dica 2, sou apaixonada pelo detalhes! =)
Achei que faltou na imagem um elemento dourado, mais chamativo! O que você acha?
Beijos! Thamyrez
De fato, stêncil não é muito fácil de fazer, carimbo é bem mais tranquilo. Mas pelo que entendi na fonte original, o stêncil era direto, tipo um rolo, o que talvez tenha facilitado. Quanto ao dourado, também acho que ele combina com esse tipo de decor, mas a luminária é dourada! Essa foto do depois não está ajudando muito, porque está com recorte… talvez tenha mais dourado do outro lado, será?
Beijos!!
Amei o efeito que a estampa da parede causou ao ambiente <3
Eu também!!!!!
Beijos