Eu imagino que deve ter muita gente por aqui que ama cores, mas que não sabe por onde começar a colocá-las dentro da própria casa. Afinal, somos brasileiros, a nossa cultura é cercada por cores de tudo quanto é lado e eu acho difícil ver por aqui amantes da decor mais neutra. Pelo menos grande parte dos meus amigos curtem uma cor! Por isso quando encontrei essa casa no
Apartment Therapy, tempos atrás, guardei o link, para mostrá-la a vocês depois. Sim, eu sou dessas que tenta guardar link de tudo. Fico mandando por e-mail, e tento escrever um título que eu consiga achar meses depois! hehe.
1) OS CÔMODOS NÃO PRECISAM SER TODOS DA MESMA COR
Em geral, cômodos são divididos por portas e paredes, então, se você é fã de várias cores e não consegue escolher uma só, não precisa se preocupar tanto com a “unidade visual”, já que estamos tratando de ambientes separados. Deixe essa preocupação para ambientes integrados, tal como uma sala que comporta o jantar e o estar. Pode ter uma sala cinza e um quarto vermelho? Pode!
Eu particularmente não teria um quarto vermelho, porque acho uma cor forte para um ambiente que preciso relaxar. Mas se você se identifica, se o fato da cor ser muito viva não te incomoda, está ok!
2) APOSTAR NUMA COR EM TODAS AS PAREDES É PERMITIDO
Isso já foi muito comum no passado, mas hoje em dia, as pessoas apostam numa cor mais marcante em uma ou duas paredes, inclusive aqui em casa é assim. Mas eu não acredito em modismos, e acho que é perfeitamente possível pintar todas as paredes de uma cor colorida, se isso te fizer bem. Se é uma cor que você gosta e não vai te cansar tão cedo, porque não?
Mas se tiver muita vontade de pintar todas as paredes, mas está com receio de se cansar, faça um teste num ambiente que você passa menos tempo.
3) MÓVEIS NEUTROS + PAREDES E ACESSÓRIOS COLORIDOS
Móveis neutros são sempre uma mão na roda para quem quer abusar das cores nas paredes e nos acessórios. Eles “quebram” o tanto de cor e ajudam o ambiente a não ficar tão carregado visualmente. Se eles forem brancos, trazem um ar de “limpeza”, se forem de madeira, imprimem uma pegada mais aconchegante. A sua escolha vai depender da mensagem que você quer passar.
4) O MOBILIÁRIO DA COZINHA NÃO PRECISA SER NEUTRO
Muita gente adora cor, mas tem medo de apostar nelas no mobiliário da cozinha. Mas os móveis da cozinha só devem ser neutros se você assim o desejar, não porque você tem medo ou porque convencionou-se que cozinha deve ser neutra. Se você ama cores e sonha com uma cozinha turquesa, se joga, seja feliz na sua casa!
5) APOSTE EM DETALHES DIVERTIDOS
Acredito que de um modo geral, quem gosta de cor não é uma pessoa tão séria. Se você não é tão sério, provavelmente adora coisinhas divertidas. Então, porque não aproveita para investir esse seu lado divertido na decoração? Apele para objetos inusitados em lugares inusitados. Pode até não fazer sentido para os outros, mas o mais importante é que sua casa tenha sentido para você!
Vocês seguem alguma dessas dicas? Eu sigo apenas a última! rsrsrsrs…. a menos que vocês considerem o corredor como um ambiente inteiro…. porque as paredes do meu corredor são todas vermelhas! =P
Mais fotos e post original aqui. Eu sempre digo isso, mas ó, vale a pena dar uma espiada no post original!
5 comentários em “Uma casa, 5 dicas: Explosão de cores”
Também faço o mesmo! Envio um link para o meu próprio e-mail! E o título é super importante no futuro! 😉
Gostei das dias, uso algumas delas na minha casa, por exemplo o meu móvel da cozinha é laranja e eu simplesmente amo! E cada cômodo de casa tem uma cor! =)
Beijos! Thamyrez
Esses dias precisei fazer uma limpa na minha barra de favoritos, porque vou salvando tudo e depois não encontro nada. Uma bagunça! haha Mas por email nunca enviei (ainda rs!).
Eu não gosto muito de colorido, Ju. Gosto de fundos preto ou branco e móveis marrons ou em madeira. Mas aí nas coisas menores, nos objetos e na decoração, eu gosto de brincar com as cores, sim. Acho que é um jeito de deixar os ambientes divertidos sem ficar muito pesado.
E é como você disse: funciona pra mim, e cada um tem que procurar o que funciona pra si, né?
Beijão!
Hola Ju querida !, quede fascinada con esa maravillosa explosión de colorido en cada habitación
A cor realmente muda o clima do ambiente… hoje tem uma variedade muito grande de tintas que podem deixar a casa ainda mais personalizada…vi alguns tipos diferentes neste artigo http://www.vivadecora.com.br/vivadecora/revista/geral/dicas-de-como-decorar-sua-casa-com-tintas-diferentes/
Aqui em casa tem pelo menos uma parede de cor diferente em cada cômodo. A da sala é vermelha e eu amo!
beijinhos