Para o dia que começa nosso encontro em Barcelona, nada como deixar programado um post de “Uma casa, x dicas”, usando a casa de uma das companheiras de equipe, a Karen, do Pot Pourri da Karen. Ela mora num apartamento em agradável, num bairro vizinho ao meu. Apê esse que eu felizmente já tive a oportunidade de conhecer. E garanto que ele não é só bonito nas fotos não!
O melhor é que além de bonito, é acolhedor! Lá, eu não senti o tempo passar e quase perdi a hora para o compromisso que eu tinha depois! hehehehe.
Vamos às dicas?
1) TEM MEDO DE CORES FORTES, MAS GOSTARIA DE TER ALGUMA? BASE NEUTRA
Dessa forma, a cor forte, mesmo que esteja presente em algum móvel grande, como o aparador dessa sala, passa a ser um detalhe que se destaca, mas não é o que predomina no ambiente. Isso ajuda a dar um descanso aos olhos daqueles têm medo de se cansarem do coloridão.
Repare que nessa sala, as paredes são claras, a mesa de jantar e as cadeiras puxam para o bege/ marrom, dando um ar meio rústico, que se contrasta com o amarelão do aparador.
2) QUER MISTURAR CORES, MAS TEM MEDO DE ERRAR? APOSTE NAS CORES PRIMÁRIAS
Não, não estou dando essa dica porque sou fã de Piet Mondrian, rs. É porque com cores primárias dificilmente você errará, a não ser que não goste de alguma delas.
3) TENHA ALGO INUSITADO
Sabe aquilo que ninguém espera ver? Tenha alguma coisa que provoque algum tipo de surpresa agradável. Às vezes é um pequeno detalhe, uma coisa tão singela, mas que fará a sua casa ser tão diferente das demais. Que me diz desse passarinho no olho mágico?
4) INVISTA NOS DETALHES
É óbvio que revestimentos e móveis ajudam a dar personalidade a uma casa. Afinal, um piso de porcelanato não passa a mesma sensação que um de madeira. Mas eu acredito que a alma, a essência de uma casa está mesmo é nos detalhes: nos livros, nas plantas, nos objetos funcionais (como bandejas e luminárias), nos meramente decorativos. Para mim, são os detalhes que contam as histórias e os gostos dos moradores.
5) FUJA DO ÓBVIO: AS COISAS NÃO PRECISAM EXERCER SUA FUNÇÃO ORIGINAL
Uma garrafa não precisa armazenar líquido para sempre, pode virar vaso. Um botão não precisa fechar roupas para sempre, pode ajudar a compor um quadro. Um vaso não precisa ficar no chão para sempre, pode subir pelas paredes. Uma moldura não precisa emoldurar um quadro para sempre, pode ser simplesmente uma moldura.
Resumindo: pense fora da caixinha, olhe para os objetos ao seu redor e pense que outras funções eles poderiam assumir.
6) APOSTE NAS PAREDES
Ok, eu sou suspeita porque eu amo uma parede cheia. Mesmo que você não seja tão maníaco por paredes cheias, que nem eu, pense nelas com carinho. Não precisa inserir tantos elementos, mas pense em alguns que dialoguem com a sua personalidade e com o seu estilo de vida.
E se você tiver espaço e conseguir uma promoção das boas, como a Karen conseguiu, pode apostar nessa poltrona Eames mega confortável e com cara de importante! haha. =P
E você, segue alguma dessas regras? Quais? Eu sigo praticamente todas!
*As fotos são da Karen e foram publicadas inicialmente no Home Sweetener, aqui. Tem mais fotos e o bônus da narrativa deliciosa da Erica.
2 comentários em “Uma casa, 6 dicas: a casa da Karen”
Estou aprendendo ainda, mas acho que já sigo algumas dessas regras (dicas) na minha casa. Ajuda a ver as coisas com outros olhos.
Parabéns!
Que honra minha casa por aqui no "Uma casa x dicas" do Casa de Amados!
Uhuuu!
Valeu, Ju! Fiquei super feliz!