Fazia tempo que eu não trazia um antes e depois, né? E é um dos posts que mais gosto de fazer, pois creio que é uma das melhores ferramentas que tenho para quebrar o conceito de que decorar é para poucos, e que se não tivermos a ajuda de um arquiteto, temos que deixar tudo branco e bege para evitar erros ou porque sai mais barato. Juro que sou grata a esse povo que coloca na internet fotos de antes e depois de ambientes que foram modificados apenas com decoração e disposição de mobiliário, sem recorrer ao quebra quebra.
O ambiente de hoje é a sala da Emma, do A Beautiful Mess, que foi publicada dois anos e meio atrás. E eu adorei essa sala, pois apesar de parecer luxuosa, podemos alcançar um resultado parecido com recursos acessíveis.
Agora vamos ao exercício de sempre? Observem bem as fotos antes de ler as dicas! 😉
1) PAREDES PRETAS NÃO DEIXAM SUA SALA MACABRA
Lembro de uma vez, quando eu era adolescente, que passou numa novela uma cena de uma mãe brigando com o filho porque ele tinha pintado as paredes do quarto dele de preto. O personagem estava com problemas psicológicos, e hoje, quando lembro disso, tenho a percepção de que muita gente associa paredes pretas a ambientes macabros ou deprimentes. Aposto que muita gente ainda deve dizer “que horror, uma parede preta”.
Eu não acredito em cores macabras. Eu acredito em composição. O preto, em outras circunstâncias é considerado uma cor bem elegante, e porque não poderia sê-lo também numa parede?
2) CONTRASTE NÃO PRECISA SER FEITO APENAS COM CORES OPOSTAS
Quando falamos em contraste, em geral pensamos em extremos opostos, tipo preto e branco. Mas não necessariamente precisa ser assim. O azul quebra a monotonia das paredes pretas, e os elementos em madeira aquecem o ambiente que poderia ser frio, deixando-o mais aconchegante.
3) P&B x CORES QUENTES & CORES FRIAS
Ainda falando um pouco sobre contrastes, notem que não podemos dizer que esse ambiente é p&b, e tampouco colorido. Digamos que esta sala ficou no caminho do meio – predomina o p&B, com forte presença (nos móveis grandes) de cores frias e quentes.
4) LIVROS PODEM TIRAR O PROTAGONISMO DA TELEVISÃO
Uma coisa que eu adorei nessa sala é que a televisão não está escondida, mas um desavisado talvez não a note. Isso, porque os livros, fazendo contraste com a parede/ estante, se destacam, e passam a ser os protagonistas desse canto. Acho que é uma saída incrível para quem tem muitos livros e assiste pouco à tv. Só tenho minhas dúvidas se ao assistir a um filme, o monte de livros ao lado ajudaria a desconcentrar…. mas creio que apagar as luzes e fechar as cortinas resolveria o problema.
5) QUADROS LEVAM COR AO AMBIENTE
Apesar dos móveis já terem levado um pouco de cor à sala, os quadros colorem uma parede “sem graça”, já que uma já tinha recebido a estante, e a outra, listras em p&b. Para mim, é a prova de que nenhum canto dessa sala ficou esquecido. Todos foram valorizados de alguma forma.
O mais legal é que apesar de existirem alguns quadros caros, este é um objeto que para quem tem vontade, pode sair muito barato, quase de graça às vezes.
6) PORTA COLORIDA TIRA QUALQUER AMBIENTE DO LUGAR COMUM
Lá fora talvez seja diferente, mas aqui no Brasil, em geral as portas ou são brancas ou de madeira. Já pensou que legal, ser o diferentão da família e de toda a vizinhança e ter uma porta colorida? É uma solução simples, que se resolve com uma latinha de tinta. E solução simples e acessível é tudo que a gente adora, não é mesmo?
E aí, você segue alguma dessas dicas? Acho que pela primeira vez posso dizer que não sigo nenhuma! hahaha. Bem, talvez a dica 5 no meu quarto! =P Se você achou mais alguma dica que eu não dei, não se acanhe. O espaço é nosso, para debatermos e aprendermos juntos!
Post original e fotos: A Beautiful Mess. Recomendo visitar o post de origem, que tem muito mais fotos dessa sala, de outros ângulos, e também a história dela.
1 comentário em “Antes e depois: 6 dicas para ter uma sala elegante e nada tradicional”
nossa que diferença!! tirar o protagonismo da tv foi fantástico haha
bjo
http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)