Gente, eu não morri! Só estou mega enrolada mesmo! Reta final do curso e vida passando por algumas mudanças, sabe como é?
Mas devido às chuvas que transformaram o Rio de Janeiro num rio, minha aula foi cancelada e consegui uma pequena folga para trazer um antes e depois para cá!
O ambiente da vez é o quarto de Ana Cantarini, que escreve no blog Casa Doce Casa, e recentemente, começou a se aventurar no Youtube. O bacana desse quarto é que ele foi renovado com menos de 100 reais (YEAH, isso é possível!).
E diferente da maioria das casas que aparecem por aqui, o quarto da Ana tem um quê de estilo escandinavo, predominando o P&B, com pontos de cor.
Bora às dicas? Como sempre, sugiro que você preste bem atenção nas fotos antes de ler as dicas. 😉
1) SUA CASA NÃO PRECISA SER COLORIDA
Se cores não te fazem realmente feliz, e você sorri mais com a combinação P&B, assuma isso sem medo. Embora muitas revistas e blogs de decor sugiram que coloquemos cores no ambiente, colorir é uma saída, não a única saída.
Para evitar que o ambiente fique com cara de hospital, branco demais, uma boa alternativa é investir em contrastes e em elementos que aquecem o ambiente. Nesse caso, o preto e o amarelo cumprem o papel de contrastar e a madeira aquece.
2) CONTACT SALVA A PÁTRIA
Isso não é jabá, é sério. Contact salva a pátria! Com pouco dinheiro e sem sujeira, você consegue grandes coisas. As bolinhas na parede e o branco das gavetas são contact. Não é à toa que já recorri a esse recurso diversas vezes, e ainda recorrerei tantas outras.
3) ROUPA DE CAMA FAZ PARTE DO CENÁRIO
A sua colcha não está lá apenas para proteger o seu lençol da poeira. Ela interage com o espaço, e portanto, faz parte da decoração. Por isso que ela deve dialogar com o resto do quarto e estar alinhada com a mensagem que você quer passar. Para quem queria um quarto praticamente todo em P&B, uma colcha mais “doce” não faria muito sentido. Da mesma forma que se você quiser um quarto romântico, uma colcha com estampa militar ficará fora de propósito.
4) ACESSÓRIOS SÃO A CEREJA DO BOLO
Sim, eu sei que em quase todo antes e depois eu comento isso. Mas é porque eu acho que é uma tecla que vale a pena ficar batendo. Em geral, as transformações a baixo custo, a gente consegue com a ajuda deles.
Repare na luminária, na cabeça de buldogue francês, e na prateleirinha com quadrinhos. Deram todo o charme que faltava!
A grande vantagem dos acessórios, é que você pode pesquisar itens que caibam no seu bolso. No caso da Ana, tanto a luminária como a cabeça do buldogue foram feitos por ela mesma. O passo a passo para a luminária, você encontra aqui.
E aí, gostou? Qual dessas dicas você segue? Eu sigo todas menos a primeira, porque eu não sou lá muito minimalista, rs.
Captou mais alguma dica que eu poderia ter dado e não dei? Conta pra gente! =)
Fotos e post original: Casa doce casa. Vale a pena conferir o post original que tem a história desse quarto, mais fotos e até um vídeo! 😉
8 comentários em “Antes e depois: 4 dicas para renovar seu quarto com menos de R$ 100”
Oi! Amei! Muito criativa essa ideia e o melhor: econômica. Estou "montando" minha casa agora tb e vou usar muitas coisas q aprendi aqui… Em breve, vou postar as fotos de como usei para vc ver, como aproveitei!
Eu tb tenho um espacinho na net, eu ficarei muito feliz se vc conhecer meu espaço na net tb. Ele ainda está em construção.
Beijos,
http://sucasasucara.blogspot.com.br/
Olá Vanessa, fico super feliz de ver que as dicas podem te ajudar! Fique à vontade para nos mostrar como ficou o seu cantinho. Quando você postar, pode mandar o link para juliamado@gmail.com.
Abraços!
Ju que bom que voltou,senti falta!
Sou suspeita pq adoro contrastar pb com branco e ainda assim colocar elementos com cores.Sigo muito as dicas,a do contact então,nossa.Sou fã!
Beijãooo
Eu vou continuar meio sumida por mais um tempinho, rs! Segura aí, que em breve volto com força total!
Contact é muito amor, né? <3
Beijos
Juuu! Amei muito seu post. Você consegue ser mais prática que eu, pra escrever, então essa coisa de definir cada parte, ficou um ótimo complemento pro meu post. Porque ficou faltando isso no meu… (Talvez porque eu tenha o envolvimento emocional com o quarto e falei mais da história / processo dele, não sei.)
Enfim, amei! Obrigada, de coração!
Beijos
Quando eu comecei eu não dividia as informações assim. Mas com o tempo, eu percebi que era mais didático, e as pessoas absorviam melhor a mensagem que eu queria passar. Por isso adotei essa coisa de dividir como uma metodologia.
Fico super feliz de você ter gostado e achado que esse texto complementa com o seu! =D E obrigada por me permitir pegar suas fotos!
Beijos
Oi, Ju! Que lindeza de quarto! O mais legal é ver como podemos mudar a decoração e deixar o ambiente mais bonito e colorido com soluções simples e gastando bem pouco! Amo decorações assim!
Beijos,
Inara
http://www.casinhaarrumada.com
Oi Ju amei as dicas, em tempos de crise a criatividade tem que ser ainda mais presente!! haha
http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)
Passa lá depois, beijos *-*