Se eu falar que você pode mudar completamente a cara do seu banheiro sem trocar os móveis e sem fazer obras para mudar o revestimento, você acredita em mim?
Se você acredita, ótimo, fico feliz! =) Mas se você é do tipo que precisa ver pra crer, sem problemas! Catei um antes e depois no Apartment Therapy. A propósito, esse é um site que todos vocês deveriam acompanhar. Tem várias matérias inspiradoras, fotos de antes e depois, de reformas, dicas, tours. É um site que faz acreditar que decoração é sim, possível dentro da realidade de cada um.
Espia só esse antes e depois. Consegue descobrir as 3 dicas por conta própria? Exercício nível fácil! 😉
1) TINTA E PINCEL SÃO SEUS AMIGOS
Sim, eu sempre falo isso aqui, mas é verdade. Tinta faz uma difereeeeeeença enorme com tão pouco investimento e tempo.
Repare que neste banheiro, o piso, a bancada, a cuba e os móveis foram mantidos. A maior mudança se deu pela pintura das paredes e do mobiliário. Note também que além de modificar a cara do ambiente, ele parece que ficou bem mais iluminado. É, tinta tem dessas coisas! 🙂
Essa dica se aplica mais a quem tem imóvel próprio, já que no Brasil predominam os banheiros revestidos com azulejos, e dificilmente algum proprietário vai concordar que o inquilino pinte os seus azulejos. Nesse caso, você pode contornar o problema revestindo com contact ou vinil, como a Eva, do Ateliê Casa de Maria fez no banheiro dela. O blog da Eva é esse aqui, mas a reforma do banheiro, você confere aqui.
Quanto ao mobiliário embutido, sempre dá para perguntar ao proprietário se ele concorda com a pintura. Se ele não concordar, trabalhe do jeito que der. Você pode recorrer ao vinil mais uma vez, ou deixar o mobiliário original e trabalhar o entorno, como você verá nas dicas a seguir.
2) ATENTE ÀS PROPORÇÕES
É uma dica simples, mas que pode fazer diferença no impacto visual do ambiente. Repare que no espaço acima do vaso sanitário tinha uma parede até grande e um quadrinho pequeno. Não que seja proibido, eu mesma tinha dois quadrinhos pequenos no meu apê. Mas note que o quadro maior trouxe mais equilíbrio ao ambiente, até porque o espaço e o mobiliário desse banheiro são bem grandes.
Apenas sugiro que evitem usar canvas por questões óbvias de higiene. Prefira materiais fáceis de limpar.
3) CUIDE DOS DETALHES
Sim, eles fazem uma senhora diferença! Alguém reparou que a luminária acima do espelho e os puxadores entraram na dança da tinta e foram pintados de uma cor mais de acordo com o novo banheiro?
Pelo reflexo do espelho, também dá para ver que a cortina de flores que já não dialogava mais com o ambiente foi pro beleléu. Poderiam até ter colocado uma nova, mas como ela não cumpria função alguma, não foi necessário.
Notaram também a bandeja nova em cima da bancada, dando um ar mais classudo?
E aí, se animaram a reformar o banheiro? Para as duas últimas dicas, a desculpa de que mora de aluguel não rola, hein!
Se você já reformou o seu, conta pra gente o que você fez? =)
Fotos e post original: Apartment Therapy. Eu se fosse você conferiria o post original. Tem mais foto e também a história desse banheiro.