Cresci ouvindo meu pai dizer que casa de verdade tem que ter livros e plantas. Cresci num apê que tinha chifre de veado, suculentas e samambaias. Cresci passando os finais de semana e férias num sítio no interior do Rio subindo em árvores, brincando de dente de leão, catando amoras do vizinho e mordendo cana de açúcar. Mas apesar disso tudo, nunca liguei para plantas. Até ter uma casa para chamar de minha.
Quando me mudei para o apê, as jardineiras só tinham terra dura. Minha mãe disse que era inadmissível eu ter duas jardineiras e não plantar nada. Deixei ela fazer a festa, já que eu disse à época que não sabia plantar e que provavelmente mataria tudo.
Mas aí comprei o meu primeiro mini cacto e catei as mudas de suculentas da cunhada. Peguei amor. E percebi que meu pai sempre esteve certo. Casa de verdade realmente tem que ter livros e plantas. Plantas levam vida a um ambiente. E livros… bem, não me imagino vivendo numa casa sem.
O mais legal é que há uma infinidade de plantas e tem para todos os gostos. E dá para usar em casa de diversas formas e não só na varanda necessariamente. Hoje eu saparei algumas inspirações. Mas ó, o foco é o verde, não vamos falar de flores neste post. 😉
Imagem: BUJI. Site/ Instagram |
Imagem: Frida Florentina. Site/ Instagram. |
Uma opção comum, porém não menos encantadora, é colocar as plantas na sala interagindo com o espaço, como mostra a primeira sala, projetada pelas meninas do BUJI, e a da Frida Florentina, uma argentina que mora no Reino Unido.
Perceba que em ambas as imagens temos exemplos de formas diferentes de se ter uma planta: você pode ter um plantão no chão, ter alguma pendurada ou apoiada em mesas e janelas.
Imagem: Histórias de Casa. Site/ Instagram |
Outra opção é reservar um espaço para as plantas e fazer uma mini floresta, ao invés de espalhá-las, como se fossem peças decorativas interagindo com o ambiente. Essa foi praticamente a minha escolha no apê do Rio, com a diferença que a minha mini floresta ficava na varanda.
Observaram a solução encontrada para as plantas suspensas? Achei sensacional! Simples e fácil de reproduzir.
Imagem: Histórias de Casa. Site/ Instagram |
Imagem: La embajada Florencia Vazquez. Site/ Instagram |
No quarto, você pode ter uma plantinha um pouco mais vistosa em cima de uma estante – confesso que para mim não funcionaria muito… esqueceria de molhar! =P Mas se você for mais cuidadosa que eu, porque não?
Ou então, algo bem singelo na mesinha de cabeceira. O quarto da Flor, decoradora de eventos e blogueira argentina, que mora aqui em Rosario, recebeu um toque a mais com essa plantinha, concordam? Eu achei um amor!
Não sei exatamente quais são as restrições de plantas para quarto, se é que há alguma. Vale a pena dar uma pesquisada. No Rio, eu costumava deixar um mini cacto no meu quarto.
Imagem: The House that Lars Built. |
Uma mini planta na mesa de trabalho também cai bem. Eu adorava produzir com meu cactozinho em cima da mesa, e não vejo a hora de arrumar outro para mim aqui na Argentina.
Mas se o seu lance vai muito além de decorar, e você está na busca de uma vida mais sustentável, eu te recomendo acompanhar a dona desta foto:
Imagem: Erika Karpuk. Site/ Instagram |
Erika Karpuk. Ela lançou umas séries de vídeos para quem busca a sustentabilidade mesmo vivendo nas grandes cidades. Uma dessas séries se chama “Horta no apê”, e ela mostra como plantar diversas coisas em apartamento, tais como batata, manjericão, abacaxi, tomate, gengibre. Até pé de jabuticaba em apartamento, ela tem! Você pode conferir os vídeos aqui.
“Mas Ju, pelo amor, pára! Eu já tentei de tudo, eu mato tudo! “
“Ju, eu não tenho condições de ter plantas de verdade… vivo viajando e não tenho quem pedir para molhar”
Okay, okay! Não tem problema, que tem solução para você também!
Imagem: The apple of my DIY – Corrie Beth. Site / Instagram |
Imagem: Casa doce casa. Site/ Instagram |
Tenha plantas de papel!!! Papel envelhece, mas não morre e você pode viajar tranquilo! A Corrie tem uma variedade imeeeensa de plantas feitas com papel, cada uma mais linda que a outra. Dá até vontade de ter uma floresta de papel. Visite o instagram dela, que você vai entender o que estou falando. Sério! É de enlouquecer de tanta genialidade!
Já a Ana, do Casa doce casa gravou um vídeo tutorial com três plantinhas para a gente fazer igual. Quase certeza que farei uma para mim! O vídeo você pode conferir aqui.
E você? Tem plantas em casa? Em que ambiente? Conta pra gente, vai! =)
3 comentários em “Inspiração: plantas na decor”
Ju, tô no seu time! Eu tb não me imaginaria vivendo numa casa sem livros e plantas. Pra quem ainda não consegue perceber como as plantas dão vida a um ambiente, eu peço pra elas imaginarem as fotos dos ambientes sem as plantas… e a maioria sempre fica com aquela cara de "nossa, tá faltando alguma coisa aqui".
Belíssimas inspirações que você separou pra gente! 😀
Um beijão!
Manu
http://www.simplichique.com.br
NUm é? Plantas são muito amor!! <3
Que bom que você gostou das inspirações!
Beijos
Oii Ju, eu também sempre tive contato com plantas, pois minha avó tem sitio e na casa dos meus pais tem um grande jardim. Agora que fiz aquele suporte de planta e trouxe uma planta de lá, que percebi a diferença de uma planta dentro de casa, nem sei explicar. Adorei as inspirações! Beijos