Recentemente fez 1 ano que eu e as meninas do DIY Coletivo nos reunimos em Barcelona, para passarmos dias incríveis juntas, e levar amizades virtuais para o mundo real. Quem acompanha o blog há mais tempo sabe o quanto essa viagem foi especial para nós. Mas se você é novo por aqui, e está perdido, dê uma espiada aqui.
E acredita que até agora praticamente não tinha impresso praticamente nenhuma foto? Só imprimi uma, para colocar no porta retrato de garrafa (o passo a passo dele você pode ver aqui). Sabe quando a gente vai adiando, adiando? Pois é, isso também pode acontecer na casa dos profissionais da memória. =P
Por isso, adorei conhecer a Phosfato, que tem uma proposta diferente das lojas comuns que fazem impressão de fotos.Na Phosfato, você faz uma assinatura mensal, e escolhe um dos pacotes disponíveis: mini pack (6 fotos) , smart pack (9 fotos) e elephant pack (12 fotos). E o ideal é subir o máximo de fotos possíveis dentro do limite permitido – sabe porquê? Porque você não escolhe as fotos que vai receber. É o sistema quem “escolhe”, através de sorteio. Ou seja, quanto mais fotos você sobe, maior será a surpresa. É uma forma de resgatar aquela surpresa e a vontade de ver logo as fotos que tínhamos na época da fotografia analógica. Juro que é muito legal não saber exatamente o que vai chegar nas suas mãos!
Outro ponto positivo da Phosfato é receber as fotos em casa, bem cômodo. =) Quantas vezes eu andei com as fotos no pendrive e nunca parei para imprimir porque estava sempre correndo?
Descoberta feita, era hora de ter as fotos de Barcelona em papel, né? Como eu queria muito fazer um albinho para essa viagem, na hora de subir as fotos no site, subi praticamente todas as fotos que eu tinha só dessa viagem.
Eu não sou expert em scrapbooking, e esse álbum que eu fiz está ao alcance de qualquer um que tenha um estilete em casa. Não é difícil de fazer, e os materiais são bem simples:
– Papel de scrap (Pode substituir pelos que você preferir. Só recomendo que evite papelão, papel pardo, que ajudam as fotos a amarelar mais rápido).
– Estilete
– Régua
– Fita dupla face
– Grampeador
– Washi tape (pode substituir por outra fita colorida – talvez a isolante funcione)
– Coisinhas para decorar (carimbo, adesivos, rotuladora, canetinhas, etc)
Anotou os materiais? Bora ao passo a passo!
Passo 1/2: Calcule a medida das páginas do seu albinho. Caso as suas fotos não sejam todas do mesmo tamanho, esteja alerta para que a página comporte o tamanho de qualquer uma delas. A minha, eu fiz com 13x13cm.
Passo 3/4: Com o estilete, recorte as páginas. Para dar uma bossa, usei duas folhas de cores diferentes, assim, as páginas são se intercalando.
Para fazer a cantoneira que segurará as fotos:
Passo 5: Recorte quadradinhos. Os meus tinham 2x2cm.
Passo 6: Dobre duas pontas para dentro, formando um triângulo.
Passo 7/8: Recorte a sobra, de forma que fique apenas o triângulo.
Eu fiz as cantoneiras usando as duas cores das páginas, pensando em destacá-las, em vez de escondê-las. Assim sendo, as páginas beges receberam cantoneira verde e vice-versa.
Passo 9: Crie uma margem nas páginas, para você ter onde grampear depois. A minha tinha 0,5 cm, bem pequena mesmo. Mas se você se sentir inseguro para grampear num espaço tão pequeno, faça uma margem maior.
Passo 10: Com a ajuda da fita dupla face colada no verso da cantoneira, coloque suas fotos nas páginas, sempre respeitando a margem. Se quiser, pode usar a frente e o verso da folha, como eu fiz.
Passo 11: Grampeie as páginas. Atente à margem, para não comer o espaço que você reservou para as fotos.
Passo 12: Passe a washi tape pela margem, para esconder os grampos e dar melhor acabamento ao projeto.
Passo 13: Por fim, decore a capa como você quiser! Eu usei adesivos e a rotuladora analógica. Mas você pode usar canetinhas e desenhar, escrever; carimbar….. para a imaginação, o céu é o limite! Apenas recomendo que caso você use materiais que façam sujeira como tintas, que retire as suas fotos do álbum e recoloque depois que a sua capa estiver pronta.
Pronto! Agora é só se deliciar com as suas memórias! =)
Gente, eu tô morrendo de amores pelo meu álbum! É como se eu revivesse aqueles momentos mágicos tudo de novo!
Na foto à esquerda: Karen, Thamyrez, eu, Erica e Carla. À direita: eu, Erica, Thamyrez, Carla e Karen.
Estão vendo o porta retrato turquesa? Então, é a própria embalagem da Phosfato, que vira um porta retrato! Não é um charme? Aí aproveitei e coloquei a minha foto na Pedreira, já que essa é uma das únicas fotos que consegui tirar sem uma multidão de turistas atrás. Em outras palavras: uma foto digna de porta retrato.
E você, costuma imprimir suas memórias? Já fez algum albinho para guardar as lembranças de um momento especial?
*Este post é um publieditorial. No entanto, o blog acredita e se identifica com a proposta da marca e/ou produto.
4 comentários em “DIY: como fazer um álbum de fotos para fabricar memórias”
Sempre faço cadernos de rascunhos para os meus desenhos mais nunca pensei em fazer um álbum
Vou me aventurar nessi 🙂 e vou me inspirar no seu <3
Beijos
Caroline
Beijos
Caroline
ameamai.blogspot.com.br
Hola Ju querida ,, que lindo y fácil es hacer ese álbum de memorias ,, me gusto mucho ver el paso a paso
Oi Ju, que lindo que ficou o álbum. Adorei! Ele ficou com uma pegada vintage, muito interessante.
Também preciso revelar umas fotos. Nessa era digital, tenho feito isso, pouquíssimas vezes.
Beijos
Jesus te ama lindeza!