Buscar inspiração e estar sempre aprendendo é uma ordem por aqui. Muitas vezes isso é feito através de uma tela: seja pelas buscas no Google, seja pelos painéis do Pinterest, pelos feeds do Instagram. Mas também é muito bom ir para o mundo “real”e ver e aprender ao vivo e a cores, como foi o caso do Casa Cor Rio 2016.
Ah, todos os subtítulos, escritos em caixa alta são cliváveis, e você será redirecionado para a página do respectivo profissional.
Eu costumo gostar muito dos ambientes da Paola, por ter um toque de elegância, sempre acompanhada de aconchego. E ainda tive a honra de ter tido uma palestra com uma de suas designers de interiores, Ana Teresa Bello, no meu curso de design de interiores no IED. Você pode ver a casa dela aqui, e o site aqui.
Dessa sala eu gostei muito das misturas: tons claros e escuros. Sobreposição de tapetes. E também pela presença forte da madeira e das texturas, que me fazem me sentir abraçada.
COPA ÍNTIMA – POR CLÁUDIA SANTOS
Que me perdoem a dona desse ambiente e os demais profissionais que defendem que esse ambiente é uma copa íntima, mas ele para mim serve de muita inspiração para uma cozinha. Afinal, nas casas da maioria de nós não há espaço para uma copa íntima, né não?
Me encantei com os detalhes em cobre – já contei por aqui que faz um tempinho que o cobre vem mexendo comigo? E também, com a combinação de branco com madeira, que faz meu coração se derreter desde sempre. o que falar das plantinhas? E dos puxadores? Amor infinito!
Já a parte do sofazinho, pode muito bem servir de inspiração para salas de estar, e também para quem tem um cômodo reservado ao home office. O revestimento pode ser substituído por um papel de parede.
SALA DA MALU – POR JOY GARRIDO
Essa sala eu achei linda! E muito a cara da Thamyrez! hehe. Para quem não sabe, ela comanda o blog Casa Design Studio, e trabalha comigo na Lápiz Decor.
Repare que aqui há mistura de estampas, no entanto, todas elas conversam entre si, e o ambiente é bem leve.
Ah, notaram que os pés das mesinhas redondas são de cobre? Vai vendo esse meu caso de amor com o cobre… =)
QUARTO DO CASAL – POR ADRIANA VALLE E PATRICIA CARVALHO
Acho que o que mais me fez gostar desse ambiente foi o revestimento de meia parede que lembra taco. Acho que não colocaria na minha casa, porque o piso do apê já é de taco, mas achei tão amorzinho, tão aconchegante! Amo ambientes que abraçam, sabe?
Adorei também o banco aproveitando a janela. Observo que em geral, janelas grandes são pouco aproveitadas nesse sentido. Se você tem um janelão, porque não tirar proveito disso, e poder tomar um cafezinho enquanto olha a vista, não é mesmo?
QUARTO DA IMAGINAÇÃO – POR PAULA COSTA
Esse era um ambiente pequeno, e foge um pouco do que costumamos ver em quartos infantis. O que eu mais gostei foi: poucos armários! Sério, se você tem ambientes pequenos, trabalhe o desapego, o dê uma freada no consumismo. Ao invés de entupir a casa de armários e guardar as tralhas no quarto das crianças, tenha menos coisas. Fui uma criança que teve um quarto relativamente grande e nunca soube, porque não tinha espaço para brincar, e acabava indo fazer bagunça na sala. Até que na adolescência, pedi para meus pais tirarem 2 portas do armário e encostar a cama na parede. E caramba! Meu quarto não era tão pequeno… se tivesse aquelas duas portas a menos, eu teria tido espaço de sobra anos antes e não teria atrapalhado a passagem tantas vezes com os brinquedos que carregava para a sala.
Veja, nesse quarto sobrou até uma cabaninha! Eu costumava criar uma cabaninha com guarda chuvas! hehehe. E como você já deve ter percebido, eu fazia isso na sala. hehe.
Gostei muito da meia parede azul, do painel lúdico, das estampas divertidas das almofadas, da luminária de casinha. Nada aqui é tão óbvio!
SALA DE ALMOÇO – POR MARISE MARINI
Sendo sincera… eu nem sei o que falar desse ambiente! Não sei como lidar com os tijolinhos e esse móvel azul. Tudo maravilhoso!
Tudo bem que sala de almoço não é um troço tão corriqueiro… mas tente imaginar esse ambiente adaptado para uma cozinha! Seja uma cozinha americana, seja uma de corredor.
Agora que você já imaginou, preste atenção nos detalhes. Olhe os puxadores! A plantinha. As latinhas. O relógio em algarismos romanos. Os livrinhos. E aquele bolo ali, dá vontade de comer, não dá? Alguém mais sente que esse ambiente te convida para um café é te abraça?
MERCEARIA DA CASA – PAULA NEDER E LUIZA PEDRAL
Também não faltou uma mercearia no evento – que por acaso não era só cenográfica, os produtos estavam à venda e eram do Deli Delicia que tem unidades em Botafogo, na Barra e em Jacarepaguá. Sabe, gosto de acolhimento também em estabelecimentos comerciais e confesso que muitas vezes a estética do lugar pode me fazer não comprar ali – sobretudo se for comida.
Ambientes frios demais não me dão vontade de explorar o lugar com calma e escolher o produto que eu quero, e acabo indo embora. Se eu for procurar um café por exemplo, vou procurar o mais acolhedor, sempre.
E gostei muito do que vi nesse ambiente – adorei o revestimento da parede e o teto florido com fundo cinza me encantou! Curti bastante também o sofazinho, as mesinhas e os puffs.
E você, foi ao evento também? Desses ambientes que eu mostrei, qual foi o seu preferido? Porquê?
*O Casa Cor Rio 2016 aconteceu no Rio de Janeiro, de 11 de outubro a 20 de novembro.