Aqui no Rio de Janeiro está surgindo uma tendência muito bacana, que eu espero que dure para sempre: a vibe das oficinas criativas. Tem de tudo que você pode imaginar nessa cidade: crochê com fios de malha, bordados, cordas, estamparia artesanal, bordado sobre fotografias, cores no design de interiores, planner, tingimento natural, cimento branco, marcenaria, gestão de projetos e reformas, yoga, filtro dos sonhos, lettering, aquarela… E aos poucos vão surgindo espaços para abrigar essas oficinas, e só nesse segundo semestre dois abriram as portas: o 2P Ateliê, no bairro do Catete, e o estúdio do Inside The Office, na famosa Copacabana.
E nesse post, vou mostrar o 2P, onde já tive a oportunidade de assistir uma palestra, fazer uma oficina, e também, de trabalhar. Afinal, é nesse ateliê, bem no coração do Catete que vai acontecer o Trevo Bazar, que acontece no próximo sábado. Tá voando e não faz ideia do que é o Trevo Bazar? Vem comigo por aqui!
A Pry e a Pati, as donas do ateliê, são designers de interiores, e comandaram a obra no espaço, antes de abrir as portas. E tudo ali foi feito da forma mais acessível e sustentável possível, e com muita parceria com artistas e criativos.
Além das diversas oficinas – a agenda delas vive cheia! É só olhar no instagram – há outras formas de você transformar o seu viver criativo. Pensando na demanda de quem mora em apartamento, e tem limitação para usar certas ferramentas (eu, eu, eu!), elas alugam o espaço e ferramentas para que você possa desenvolver seus projetos de faça você mesmo, sem medo de ser feliz! Essa foi uma das coisas que achei mais incríveis quando conheci o ateliê, em setembro.
Bora ver as fotos agora, e lá embaixo a gente discute as boas ideias do espaço, pode ser? =)
1)PAREDE LOUSA COLORIDA
Já tem alguns anos que parede louça está em alta. Se super funciona em cozinha, home office, imagine num espaço de troca, de compartilhamento! Mas quem foi que disse que a sua parede lousa tem que ser preta? Super dá para fugir do lugar comum e apostar em cores fortes, que façam contraste com o giz.
2) LADRILHO HIDRÁULICO É CARO. MAS E SE NÃO FOR USADO NO PISO TODO?
Uma forma de baratear um material, é usar menos quantidade. Foi por isso que eu fiz um caminho de mesas de azulejos antigos – porque fazer uma parede inteira deles ficaria fora do meu orçamento.
Repararam no piso do 2P? Predomina o cimento queimado, e perto da entrada, fizeram uma brincadeira bem inusitada e interessante com ladrilhos. Morro de amores por essa composição! Linda, e bem mais viável que preencher o chão todo.
3) PLANTAS LEVAM VIDA A QUALQUER LUGAR. INCLUSIVE ATELIÊS
Já comentei por aqui que meu pai dizia que casa de verdade tem que ter plantas e livros. E eu poderia complementar que ateliês de verdade também têm que ter plantas. Filhas verdes têm o poder de deixar qualquer ambiente com mais vida, mais aconchegante.
4) PENSE NA POSSIBILIDADE DOS DESVIOS DE FUNÇÃO
Muitas vezes usar objetos feitos para um determinado fim sai bem mais caro que pegar outro e adaptar. Um ótimo exemplo são os escorredores usados como luminárias pendentes. Além do custo mais acessível, dá ao ateliê uma pegada de ambiente criativo.
5) REAPROVEITE, REAPROVEITE, SEMPRE!
Que reaproveitar é uma atitude sustentável, todo mundo sabe. Mas você faz ideia do quanto ele pode ser lindo e descolado? Olha só esses tubos de papelã0 servindo de acondicionamento, e de casa pra essas folhas (alguém sabe o nome?) maravilhosas!
Vale lembrar que essa dicas que eu separei não servem só pra ateliê não, viu? Serve pra sua, pra minha, pra nossas casas. 😉
Ah, e antes de encerrar o post, só pra reforçar: no próximo sábado acontece o TREVO BAZAR! Anota aí pra não esquecer:
TREVO BAZAR
Onde: 2P ATELIÊ
Rua do Catete, 168- loja 7 – Rio de Janeiro
Fica beeeeem próximo à estação de metrô do Catete.
Horário: De 10 às 20h
Marcas: Casa de Amados, Nosso Apê, Annima, Casa Design Studio, Ateliê Bora pra Casa, Manumonumei, Das 3 Atelier, Paz Design, O ceu de Gabriel, Vitoriana Acessórios, Plenitude Cosméticos, Cores de Almodovar, Bordallo e Dona Baleia.