As samambaias já estiveram em alta. Toda casa de vó tinha uma samambaia pendurada parecendo uma cabeleira linda. Depois ficaram meio esquecidas e agora estão voltando com tudo na decoração. São plantas com textura, volumosas, que ficam lindas penduradas ou em cima de um banquinho. Elas realmente ocupam os espaços vazios e chegam chegando nas casas! A Ju já mostrou neste post aqui que ela também tem uma samambaia (havaiana) para chamar de sua. Eu também uso bastante essa mini samambaia para fazer terrários ou mesmo em vasos, como é o caso dessa da imagem. É uma samambaia de pequeno porte, que cabe dentro de vidro ou em qualquer cantinho que tiver.
As samambaias são plantas das mais antigas junto com líquens, algas e musgos, não é por menos que elas tem essa aparência jurássica que eu amo demais! Elas não possuem semente e se reproduzem através de esporos (pontinhos marrons nas folhas). E acredita-se que existam 10 mil espécies de samambaias! Na natureza, de uma forma geral, elas ficam embaixo de árvores, por isso, gostam de meia sombra e bastante umidade. Perfeitas para ficarem dentro de casa ou em varandas cobertas. Quem tem animais domésticos deve ficar atento e deixá-las penduradas é a melhor solução, pois as samambaias com esporos podem fazer mal se ingeridas.
A beleza da samambaia está nos desenhos das suas folhagens. Então aqui vão 3 tipos de samambaias com recortes diferentes de folhas e que você pode ter em casa ou apartamento.
Para todas elas vale o mesmo cuidado:
Sombra e solo úmido e bem drenado. Elas não gostam de sol forte nem de corrente de vento. Elas AMAM levar borrifadas de água em dias muito quentes. Essa é uma dica de ouro, faz toda a diferença na beleza das folhas da plantinha escolhida.
1 – Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata)
Essa aqui é a basicona. Ela é uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil! Tem folhas compridas que formam uma ponta no final. Durante todo o comprimento da folha saem folíolos lisos e retilíneos. Forma uma touceira bem volumosa aonde as folhas menores ficam eretas e as maiores pendentes.
2 – Samambaia Amazonas (Polypodium decumanum)
As folhas dessa planta parecem que tem menos folíolos do que a Samambaia Americana. São folhas onduladas nas pontas tipo a alface crespa e parecem um babado plissado. Acho ela bem exóticas
3 – Samambaia Renda Francesa (Rumohra adiantiformis)
Ela tem as folhagens mais delicadas comparada às anteriores. Com folhas triangulares e folíolos que parecem miniatura da folha ela conquista fácil os corações de amantes do reino vegetal. As folhas ficam menos pendentes do que a da Samambaia Americana.
4 – Renda-portuguesa, Samambaia-pé-de-coelho (Davalia fejeensis)
A Renda Portuguesa é tão gracinha que dá vontade de vestir e sair por aí. Suas folhas são bem pontudas com folíolos que eu acho que lembram a salsa. Quando elas estão grandes e pendentes, lembram um rabo de um animal, dá vontade de ficar passando a mão e acariciando o dia inteiro… rsrsrs
Bônus – Samambaiaçu
Para TUDO! É uma palmeira? Ou é uma samambaia? Samambaia também pode nascer direto na terra e essa é uma delas. É dessa arvore jurássica que vem o Xaxim (um vaso natural que serve de apoio para outras plantas), mas que está proibido de ser comercializado pois essa planta está correndo risco de extinção. O xaxim agora está sendo substituído pela fibra de coco. Seria realmente uma grande lástima perder esse colírio da natureza!
Esse post é também para mostrar que na natureza não existe monotonia. Dentro do mesmo grupo de plantas existem muitas variedades, cores e texturas! Então, vamos usar isso a nosso favor na decoração também. 😉
E aí? Gostou de conhecer mais sobre as samambaias?
__________________
Para mais dicas e informações sobre plantas siga o blog do Ateliê Recul. Gostou do Vaso Ico da primeira foto? Veja outras cores, tamanhos e combinações aqui.
2 comentários em “4 Samambaias para dentro de casa”
Oi, bom dia !!!
Quero lhe agradecer e dizer que AMEI seu post !! Também amo samambaias .
Um abraço . Poste mais…
Muito Obrigada, Lílian! Fico feliz que tenha gostado. 🙂