Se tem uma coisa que eu adoro, é de acompanhar ilustradores nas redes sociais. É casa coisa linda que inspira o nosso dia a dia, tem ilustras que só de olhar, parece que meu dia já se ilumina. Na minha adolescência, eu frequentei por um tempo a Igreja Messiânica, e uma das coisas que eu aprendi lá e trouxe pra vida foi a cultura do belo, e que quando a gente olha para algo que achamos bonito, isso desperta bons sentimentos. E eu não poderia concordar mais.
Então, se olhar para coisas que achamos belas nos faz bem, porque não trazer o trabalho de ilustradores que admiramos para dentro de nossas casas? Afinal, a nossa casa é o nosso refúgio, aquele lugar que deve nos abraçar.
Confesso que demorei para trazê-los para minha casa. Comecei com um planner da Amanda Mol, depois cheguei nos letterings. Hoje tenho também trabalhos da Jackie Diedam e Guillermina Ratti. E já quero ter um pet e pedir para a Débora Islas ilustrá-lo. Mas também quero a Amélie Poulain dela. É… acho que é um caminho sem volta! rs.
Eu sigo também alguns ilustradores gringos nas redes, mas para cá tive o cuidado de selecionar brasileiros, ou, como no caso da Guillermina, estrangeiros que moram no Brasil. Mas se desejar acompanhar os demais, só avisar, que eu recomendo também!
#1 AMANDA MOL
Talvez a mais conhecida dessa minha lista. Tem uma loja online já consolidada, com artigos de papelaria e itens de decor com suas ilustras, e também com seus letterings. Além disso, também tem uma loja física, que é mais recente, e oficinas online.
Tem um traço bem característico, com um misto de leveza e força. Brinca com elementos da natureza, e figuras com um quê de misticidade.
#2 BRUNNA MANCUSO
Ao contrário da maioria dos artistas dessa lista, Brunna tem um traço bem característico, com cores mais fortes, e um estilo que me remete a Paul Gauguin, só que mais leve e com mais elementos com toque de feminilidade.
Os traços são fortes, mas o olhar das personagens é doce, suave. E sempre tem umas plantinhas presentes, que trazem mais amor. Afinal, a gente aqui ama plantinhas, né?
#3 DÉBORA ISLAS
Eu descobri a Débora através da casa MARAVILHOSA que ela tem e volta e meia posta no instagram – sério gente, a casa dela é incrível! – e que feliz descoberta!
Me apaixonei pelas ilustras da Débora! Ela faz os pets mais fofos do universo, com um desenho mais realista, mas sem perder o toque de fofura. As figuras humanas dela também são de babar. Aliás, é tudo tão maravilhoso, que eu sequer tenho palavras para definir! Só sei que quero chamá-la para ilustrar o meu pet, quando eu tiver um.
Ela também faz trabalhos de design e direção de arte para revistas.
#4 DIANA GONDIM
Tive a oportunidade de conhecer a Diana em maio do ano passado, quando fui convidada para a inauguração da nova temporada do Vi.vre, um apartamento em Itaipava, no coração da Serra Fluminense que é alugado por temporada para arquitetos, designers e decoradores.
Diana é uma aquarelista cuja temática gira em torno da botânica, e transfere suas pinturas para itens de decoração, sobretudo, almofadas.
#5 DURVAL AMORIM
Esse aí ama o Rio de Janeiro, e tem a Cidade Maravilhosa como temática principal. Tem até uma série, chamada Rio de Bike, com pessoas andando de bicicleta por pontos dessa cidade: a Praia de Copacabana, a Urca, a Lapa…. tudo feito com aquarela. Trabalha com cores mais vibrantes, como roxo e amarelo.
#6 GUILLERMINA RATTI
Guillermina é uma arquiteta argentina, que escolheu a cidade de São Paulo para chamar de lar, e aqui no Brasil trabalha como aquarelista.
Seu trabalho se caracteriza pela leveza, suavidade, com forte presença dos elementos na natureza, tais como animais e plantas. Mesmo quando há o uso de cores mais vibrantes, como é o caso da Girafinha que eu tenho, o conjunto da obra é suave e acolhedor.
#7 JACKIE DIEDAM
Designer curitibana que hoje mora na Alemanha e faz trabalhos lindos para meio mundo. Vende algumas ilustrações, mas também trabalha com papelaria de casamento personalizada, assim como faz alguns serviços de design para sua marca.
Sou suspeita para falar, porque sou apaixonada pela pegada dela, e fiquei desejando uma ilustração dela por um bom tempo, até me dar de presente de aniversário, no ano passado. Os desenhos dela me passam uma sensação tão boa, de leveza!
#8 YAS HASSEGAWA
Yasmin é uma ilustradora que mora em Brasília. O trabalho dela é bem diferente dos demais dessa lista. Tem uma pegada que me remete aos desenhos japoneses, e com muita fofura! Trabalha bastante com personagens do cinema e da literatura bastante conhecidos por todos nós, tais como: Harry Potter, Tortoro, A Bela e a Fera e A Viagem de Chihiro.
Além de vender artes impressas, Yasmin transforma suas artes em material de papelaria (planner, caderno, marcador de livro, adesivos), e em pins. E agora também está dando oficina de aquarela para iniciantes.
Eu não trabalho com ilustração como esses ilustradores, mas nas horas vagas também curto colocar a mão na aquarela e pintar cactos e ginastas. E tenho um studio no Colab 55 com as minhas artes. 🙂 Você pode acessá-lo por aqui.
O lado bom disso é que resolvo o meu problema de querer ter coisas com estampas de ginastas e não encontrar. Rs.
Agora me conta, já conhecia esses ilustradores da lista? Quais? Se tiver trabalho deles decorando a sua casa, posta lá no insta com a #casadeamados .