Sabe aquele muro verde que você fica babando, mas acha que não tem espaço pra fazer no seu apartamento? Seus problemas acabaram. Que tal conhecermos plantas pendentes que dão um super charme ao ambiente e podem fazer as vezes daquele muro verde sem precisarmos de muito espaço?
As plantas pendentes tem várias origens. Podem ser plantas trepadeiras, podem ser plantas rasteiras que são usadas em forração de solo, mas que, se penduradas, viram pendentes. Ou podem ser só plantas que crescem muito e acabam pendendo com o peso. Seja qual for o motivo para elas penderem o fato é que elas arrasam demais e voltaram com tudo na decoração. Existem espécies para vários tipos de ambientes, se liga só.
1. JIBÓIA (Epipremnum pinnatum)
Vamos começar pela mais comum de todas as plantas pendentes. A jibóia é uma planta trepadeira de fácil manutenção. Precisa de sombra e água fresca. Ficam bem em lugarem bastante iluminados (mas sem luz direta do sol) ou em locais com pouca luminosidade. Gostam do solo úmido mais pro seco. E por ser uma planta bem tropical não gostam de frio. Nada de ar condicionado para elas. 😉
2. LAMBARI (Tradescantia zebrina)
Quando você andar na rua repara nos canteiros, você vai achar algum Labari rastejando pelo solo e fazendo uma forração de árvore bem linda e brilhante. Sim, elas são verdes, com listras prateadas brilhantes e o verso das folhas são roxas! Gostam de solo úmido e sombra com luminosidade (ficam embaixo de árvores). Não toleram frio rigoroso, mas aceitam clima temperado.
3. PEPERÔMIA (Peperomia scandens)
A queridinha dos últimos tempos, a peperômia é uma planta com folhas pequenas em forma de coração. Sua versão mais comum é a variegada, que é verde com verde claro nas bordas. Forma buquê pendente bem vistoso e volumoso. Também gosta de solo sempre úmido e sombra com bastante luminosidade.
4. RHIPSALIS (Rhipsalis baccifera)
A Rhipsalis é uma planta suculenta que parece um espaguete. Seu caule é composto de partes que se ramificam. Tem cuidados parecidos com as orquídeas, devendo ser cultivada em substrato para epífitas (plantas que usam outras plantas como suporte). Solo mais para o seco, levemente úmido e gosta de luminosidade, sem sol (ou pouco sol direto). Ela não fica tão volumosa. É tolerante ao frio, alô ar condicionado!
5. SAMAMBAIAS
Escrevi um post inteirinho aqui no blog para essas maravilhosidades da natureza, dá uma olhada aqui.
6. TOSTÃO (Callisia repens)
O tostão ou dinheiro em penca é uma planta rasteira com folhas pequenas, mas pode ser colocada em vasos suspensos alcançando uns 25 cm de comprimento. Tem tons de verde escuro e roxo na parte de trás das suas folhas. Eu, particularmente, adoro quando as plantas possuem outros tons de cores! Ela gosta de solo bem fértil e molhado. Não tolera ventos fortes e o frio. Deixe-a em um lugar bastante iluminado. É uma planta pendente barata encontrada em qualquer floricultura, pode ser uma boa solução se você está com a grana curta.
7. HERA VARIEGATA
É uma Hera rajada de verde mais claro. Se adapta melhor à sombra em áreas internas ou externas. Tolera solos menos úmidos e são resistentes. Ficam volumosas e bem bonitinhas pelas mesclas de cores verde mais escuras e mais claras.
8. ASPARGO (Asparagus densiflorus Sprengeri)
Eu amo a textura dessa planta. Parece uma textura fofinha, mas não se enganem, ela espeta. Precisa de solo sempre úmido e meia sombra, ou seja, precisa de luminosidade e se pegar um pouco de sol ela gosta também. Gosta de clima quente, mas é bastante tolerante ao clima frio, por isso, deve ficar bem em ambientes com ar condicionado.
9. FLOR DE MAIO
Flor de Maio é uma suculenta pendente. Sim, elas tem o caule mais gordinho por armazenar água dentro deles, mas não se comportam igual à maioria. Elas gostam do solo sempre úmido (não encharcado) e gostam de bastante luminosidade, mas não aguentam o sol forte. Depois da florada, quando entra a primavera, ela até consegue ficar no sol, mas quando chega o verão ela precisa de abrigo. Por isso, o ideal é deixar pertinho daquela janela que entra MUITA luz, mas que não bate sol direto. Elas florescem entre abril, maio e junho. 🙂 A floração acaba por consumir bastante da energia da planta, por isso, é interessante adubá-las depois que as flores caírem.
10. SUCULENTA DEDO DE MOÇA
Dedo de moça é uma planta pendente que é uma suculenta. Existe também a Rabo de Raposa que tem a mesma estrutura geral, mas tem as pétalas mais alongadas. Precisam de bastante luminosidade e sol moderado. Sol de verão tropical podem secar elas, mas sol de menos pode fazer elas se alongarem e as pétalas ficarem mais espaçadas. Como toda suculenta, gostam de solo seco. Sempre veja se o solo secou antes de molhar novamente. Quer saber mais sobre suculentas, dá uma olhada nesse post aqui aonde eu falo tudo sobre as gorduchas.
_______________
Quer mais dicas de cuidados com plantas? Acessa o blog do Ateliê Recul. 😉
22 comentários em “10 plantas pendentes alegrar sua casa”
a primeira foto não é jibóia!!!
Verdade! É uma peperômia. Vou mudar a imagem. Obrigada!
Estou procurando plantas pendentes que possam ficar com as raízes em água e não em terra. Pretendo usar para colocar presas em uma estrutura em grade nas quinas do meu aquário para enfeitar as laterais do mesmo. A tampa dele tem aberturas por onde passarão os ramos e folhas da planta. Qual dessas você indica?!?
Oi Fagner, sei que a jiboia fica e o lambari também. De qualquer forma elas não são plantas aquáticas e se desenvolve melhor na terra.
Maravilhoso eu gostei muito das dicas
Obrigada! : )
Jibóia é ótima.
Gostaria de saber se existe alguma pendente que tolere sol pleno da tarde.
Solange
Oi Solange, é sol a tarde inteira mesmo? O aspargo alfinete tolera bem o sol, mas pode queimar nesse sol de verão… Tem algumas columéias que também se adaptam bem. E as suculentas, como dedo de moça, rabo de raposa ou flor de maio.
Adorei as dicas. 🙌🙌👍👍😍
Que bom!
Além da jiboia, as outras espécies são tóxicas a gatos?
Oi José, as samambaias costumam ser toxicas quando estão com esporos. O resto não tenho conhecimento… sei que o numero 2 (Lambari) com certeza não é, porque ela é inclusive uma planta comestível.
Bom dia amada,vivendo e aprendendo gostei muito do que aprendi hoje
A flor de maio nao gosta de solo úmido.
Post legal.
Abraço
Verdade! Ela é uma suculenta. Gosta de terra e ambiente secos e sol, se possivel.
Olá, eu tenho uma dinheiro em penca a minha sala não bate sol, mas fertilizo e rego – dia sim outro não, será que ela não vai resistir?
Oi Viviane, fertilizante demais também mata a planta! Você pode fertilizar 1 vez por mês e dependendo do fertilizante de 3 em 3 meses… sempre seguindo as orientações para não colocar demais.
Boa tarde! Não dava muita importância a plantas,mas estou encantada com tanta coisa linda que a natureza oferece.
Maravilha!
Sim Rejane! A natureza é fantástica e ter contato com as plantas dentro de casa aumenta muito a qualidade de vida!
Bom dia!!!
Quais são as pendentes que podem ser vultivadas em um banheiri pequeno? Não desejo jibóia e peperonia, pois já tenho essas em outros ambientes. É necessário que se adaptem a vasos pequenos. Obrigada
Oi Fátima, esse banheiro precisa receber luz natural, ok? Se for um lavado sem janela somente plantas secas… não tem jeito. Para banheiros eu indico samambaia, existe a samambaia havaiana que é vendida em potes pequenos, mas ela não é muito pendente… Fora isso tem a tradescantia, que é uma planta arroxeada, sem sol direto ela perde um pouco o roxo, mas ainda fica bonita. E tem também as que você já citou… jiboia e peperômia… Abs!