No mês passado, o nosso tema foi cinema. Neste mês, continuamos a nos inspirar em artes. O tema de vez é: artista. Teve gente da equipe SOS Decor que disse que já sabia em que artista eu me inspiraria! haha. Mas a verdade é que apesar delas terem acertado, primeiro me passou pela cabeça trabalhar com um dos impressionistas (Monet, Manet ou Renoir). Eu já tinha essa caixa azul no rack, que é onde eu guardo as contas a pagar. Já tinha algum tempo que eu estava querendo dar uma carinha nova para ela. Como ela já é azul, e a paleta da minha sala foi inspirada no Mondrian – que trabalhava principalmente com cores primárias (amarelo, azul, vermelho) – não teve jeito: repaginei minha caixa para que ela ficasse ao estilo de Mondrian.
Tá perdido, nunca ouviu falar de Mondrian na vida? Tem problema não, te conto um cadinho sobre ele!
PIET MONDRIAN (Amersfoort – Holanda, 1872 – Nova York – EUA, 1944)
Oriundo de uma família protestante, Mondrian começou a carreira com pinturas figurativas, embora poucos conheçam esse período do seu trabalho. Em 1911, mudou-se para Paris, e sua arte começou a passar por uma modificação – foi quando ele começou a abstrair as formas, embora ainda pintasse temas relacionados à natureza. De volta à Holanda, ficou amigo do teórico de arte Theo Van Doesburg, e formularam, entre os anos 1917 e 1920, a teoria do Neoplasticismo.
Segundo os historiadores da arte, o Neoplasticismo é uma teoria da arte, cujos princípios diziam que a arte deve ser totalmente abstrata, tendo apenas ângulos retos, com lados horizontais e verticais, e que apenas as cores primárias são importantes, complementadas pelas não-cores ou escalas de luz, que são o preto, o branco e o cinza. Tanto que todas as obras de Mondrian da década de 20, até a sua morte, nos anos 40, são semelhantes, seguindo o mesmo princípio.
Para Mondrian, o artista não tem o direito de intervir na emoção e no sentimento do espectador e tem a obrigação de passar para o mundo suas descobertas e como se chegar a elas. Talvez esse seja o motivo pelo qual Mondrian foi considerado depois de Cèzanne, pelo historiador da arte Giulio Carlo Argan, o artista com a consciência mais elevada e civilizada na história da arte moderna.
Claro que Mondrian é muito mais que isso. Fiz apenas um resumão para vocês terem ideia do que estou falando, e entenderem a caixa repaginada. 😉
Eu usei apenas as cores primárias, porque né, me inspirei em Mondrian. Mas você obviamente pode aproveitar a técnica e deixar a sua imaginação rolar solta…. usar uma fita de cada cor, apostar em fitas estampadas, ou ainda ser minimalista, e eleger o elegante p&b.
Vamos ao passo a passo?
Os materiais são bem simples e bem baratinhos. Isso se você já não tiver em casa. Espia:
O passo a passo é tão, mas tão fácil que dá até vergonha de explicar. Mas tem que manter a tradição de ter passo a passo no DIY Coletivo, né? Então lá vamos nós!
Passo 1: Escolher a caixa para o projeto. A minha é de brim, se a sua for de papelão, troque a cola pano por cola branca comum.
Passo 2: Escolha as fitas. Se escolher cores diferentes, cuide para que elas sejam da mesma largura. Isso garante um trabalho mais bem acabado.
Passo 3: Meça as fitas e recorte. Eu preferi medir e cortar tudo de uma vez para depois só ir colando.
Passo 4: Cole e espere secar!
Tchraaaaaam! Tá pronto! =) E tomou só uns 15 minutinhos do meu tempo! =D
DICA: Passem pouca cola. Notem que eu cometi esse erro. =/ Mas é errando que se aprende.
Repararam que desenhei um coração na etiqueta? É que a caixa fica na sala, no rack, e ler “contas a pagar” não seria lá muito simpático. Um coração é mais convidativo!
Se alguém ficou curioso, sim, é a Malu Mader no porta retrato. Essa é uma loooooooonga história que não cabe contar aqui. Digo apenas que essa foto além de ser uma lembrança desse dia, tem vários outros significados, porque muita coisa na minha vida não teria acontecido se ela não tivesse cruzado meu caminho.
Uma inspiração é pouco, né? Não é à toa que temos mais! Ebaaaa! Ó só o que as meninas fizeram com o tema:
Pot pourri da Karen |
Casa Design Studio |
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!
Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook ou no nosso perfil no instagram.
12 comentários em “DIY Coletivo: Coisa de artista – Como repaginar uma caixa ao estilo de Mondrian”
Oi Ju…
Que linda ficou sua "caixinha mondrianica" 😉 Gostei muito!
Eu apenas teria desenhado uma caveirinha com uma faca ao invés do coração. kkkk. Mais a ver com "contas a pagar" kkk
Desculpe a brincadeira. O coração ficou uma graça!
Beijão
hahahahahaha, a caveirinha com a faca até faria sentido! Mas olhando por outro lado, é até bom ter contas a pagar, porque significa que felizmente, posso arcar com os custos de ter uma casa. =) Mas a caveirinha cairia super bem para meu condomínio que aumentou horrores nesse último mês. =(
Beijos!!
Oi Jú! Adorei a transformação da caixa, prático, mas deu um efeito bem diferente. E super combinou com a sua sala. Outra coisa que gostei: a última foto! AMEI! Está digna de Pinterest! Você criou uma composição vem feliz nesse cantinho da sua sala. O móvel florido, o puxador fofo, as câmeras antigas e até o pufe vermelho combina com toda a cena! Parabéns!
Beijos! Thamyrez
Own, é um senhor elogio ouvir que a minha foto está dinga de Pinterest! =D Vou até colocar lá! Essa composição acabou acontecendo, pq eu me restringi às cores primárias na sala, mas colocando toques de romantismo para quebrar a frieza.
Beijos!
Oi, Ju!
Você sempre descomplica o complicado, né? Sempre dá soluções simples e interessantes para repaginar ou criar objetos. Depois que vi seu projeto fiquei pensando que eu poderia repaginar um aparador vermelho, de linhas retas que tenho no meu office, com ares "mondrianicos", rsrs Tá vendo, você já me inspirou 🙂
Ficou um doce sua caixinha de contas 🙂
Beijos!
Depois vou querer ver esse seu aparador, Erica! Você vai mostrar para mim, não vai? Acho que Mondrian é um artista que sempre vale a pena se inspirar!
Beijos
Ju, assim como o relógio da Karen, sua caixa de contas grita o artista inspirador! E, assim como a luminária da Erica, faz isso em harmonia com seu estilo pessoal. E não era essa a proposta do tema? Mandou muito bem!
Beijos
Exatamente! Nada como pegar um artista e traze-lo para nosso estilo pessoal! Obrigada, Carla!
Beijos
Oii Ju!! Amei a caixa,adoro azul.Ficou show!
Me diz uma coisa,até quando posso mandar meu projeto?
É que lendo agora que decidi que artista e o que fazer,hehehe…
Beijos
Oi Fernanda, que bom que você gostou! Fico tão feliz de ver que você se interessou em participar do projeto! Pode mandar quando quiser, mas o ideal é que seja ainda em abril, pois no início de maio divulgaremos outro tema!
Beijos!
Oi Ju, adoro ver seus trabalhos, você tem um dom pra deixar tudo ainda mais lindo.
Beijos
Oi Rosane,
muito obrigada!
Beijos!!