Que tal uma sala colorida para chamar de sua? Já pensou nisso?
Uma casa decorada para mim está intimamente relacionada ao bem viver. Não só pelo quesito estético, mas porque acredito que quando decoramos levando em conta nosso estilo, nossa essência, nossa relação com nossa casa muda, ficamos mais “amigos”e nossa casa nos abraça. Em outras palavras, decorar nossas casas é trazer conforto e aconchego. É por isso que eu procuro trazer a decoração para cá da forma mais didática possível, e dessa forma, te ajudar a ter uma casa com a sua cara.
Hoje nós vamos falar de uma sala colorida. Um tipo de ambiente que não é meu estilo, a minha forma de colorir é diferente. Mas é o estilo de muita gente, que às vezes se sente insegura de ir adiante e não sabe por onde começar.
Essa é a sala da Thamyrez, do Casa Design Studio, que também trabalha comigo na Lápiz Decor. Ela mora com a mãe, e a sala era um ambiente onde a Tha não podia mexer, fazer nenhuma intervenção. Mas, assim como a Tha, a mãe também é uma pessoa bem colorida e o branco dominante não combinava com a personalidade de nenhuma das duas. Dessa forma, uma sala colorida fazia total sentido, e ela foi inscrita no programa Mais cor, por favor. E em cinco dias, a sala era outra, alinhada com a personalidade das moradoras. =)
Agora presta atenção nas fotos do antes e depois e vamos às dicas!
1) DEFINA A SUA PALETA DE CORES
Isso aqui não é uma regra, porque decoração não tem muita regra, tem emoção e identificação. Mas é uma dica que facilita muito quem quer uma sala colorida, mas está meio perdido e inseguro. Quando a paleta é bem definida, você repete as cores nos ambientes integrados, e eles acabam conversando mais entre si.
Note que nessa sala as cores predominantes são o roxo, o vermelho e o turquesa. A parede azul se estende do estar até o jantar. O vermelho da parede de jantar se repete na mesa de centro no estar. O turquesa das banquetas próximas ao janelão aparecem também na manta do sofá.
Reparou que apesar do ambiente ser bem colorido, na realidade, foram usadas poucas cores?
2) VOCÊ NÃO PRECISA COLORIR TODOS OS SEUS MÓVEIS
Se você já está colocando cores fortes nas paredes e nos acessórios, pode poupar seus móveis de intervenções mais drásticas, se assim preferir. Reparem que a única coisa que pintaram foi os pés das cadeiras e a mesinha de centro, que não existia na sala antiga. No sofá, foi colocado uma manta de crochê, ou seja, uma solução simples e facilmente reversível.
3) APOSTE NAS TEXTURAS
Ambientes com cores fortes podem acabar ficando visualmente pesados. Para dar uma quebrada e não perder o aconchego, invista em texturas. Nessa sala, a textura está na manta de crochê, no tapete, na mesinha suspensa de madeira.
4) NÃO SE ESQUEÇA DAS PLANTAS
Com plantas não tem como errar! Elas levam vida a qualquer ambiente, nos dizem que tem alguém morando ali, ainda que sejam artificiais ou permanentes, como estão chamando agora. Nessa sala, as plantas são de verdade, mas caso você prefira as artificiais, seja por não ter o dedo verde, seja por morar numa casa difícil de cuidar de plantas (como apartamentos sem luz natural), se liberte do preconceito contra elas. Hoje em dia, existem versões artificiais com acabamentos bem bacanas. 😉
Fotos e post original: Casa Design Studio. Recomendo beber na fonte, tem mais fotos desse ambiente, e mais detalhes da história dessa modificação.
Quer ver mais antes e depois com dicas práticas de decoração? Vem por aqui!
1 comentário em “Antes e depois: 4 Dicas para ter uma sala colorida como a da Tha, do Casa Design Studio”
gente, não é o mesmo ambiente =O q incrível! A cor traz tanta alegria, né 🙂 muito show, bjos
http://www.vidaloucadecasada.com.br