No final de dezembro, comentei por aqui que a partir de agora, mostrarei por aqui casas que abrem suas portas para mim no Instagram. A proposta é mostrar casas de verdade, de pessoas como eu e você. Cada uma tem uma realidade e um estilo de vida diferente. Mas a ideia é justamente essa: mostrar que todo mundo pode decorar sua casa dentro das suas possibilidades. A primeira casa que trago para essa série, é o novo lar da Paola, uma professora de português que mora na Itália e está de casa nova.
Achei interessante começar com essa casa, já que a Paola se mudou recentemente para uma cidade próxima de Milão, e está registrando no insta dela todo o processo de construção da casa nova. Ela mesma diz que ainda não terminou, e a cada dia tem alguma coisa nova por lá.
Ela já tinha um estilo bem definido em mente quando se mudou para o apê: queria uma decor shabby chic, e isso norteou não só todas as compras, mas também, os projetos de faça você mesmo. Sim, a Paola é das nossas: coloca muito a mão na massa, e dá cara nova a alguns móveis comprados na Ikea. E ainda costuma mostrar fotos do antes e depois no perfil dela.
O material preferido da Paola para customizar as coisas da casa é a Vintage Paint, uma marca de tinta dinamarquesa, e até criou um novo perfil no Insta, o Ricci Rossi Vintage, para mostrar suas obras, e em breve abrirá um estúdio para vender seus trabalhos e atender clientes. Segundo ela, na Itália todos querem dar vida nova aos móveis usando essas tintas, porém, nem todo mundo tem tempo para isso; e como ela adora esse trabalho e tem notado a satisfação das pessoas quando vêem o que ela faz, a Paola decidiu começar essa empreitada.
Não disse que ela era uma das nossas? <3
O que eu mais gosto na foto acima, é que ela mostra o processo de construção, o início de uma casa nova. Porque decoração é isso: é construir o seu ninho, o seu lugar no mundo. Nada começa pronto, não é mesmo?
Bora espiar um pouco do que ela já fez e mostrou desse novo apê? E lá embaixo a gente discute as dicas que podemos extrair dessa casa nova em andamento?
A PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE E É AMIGA DA SUA CASA
Você não precisa decorar sua casa toda num único fim de semana. Você tá de casa nova, vá com calma! Foque no essencial primeiro, e depois vá decorando, construindo seu lar aos poucos. Isso permite que você vivencie a sua casa, vá percebendo o que realmente precisa e/ou deseja. Daí a chance de você comprar coisas certeiras é maior. Além de evitar arrependimentos futuros, você pode economizar um bom dinheiro.
SE VOCÊ É APAIXONADO POR UM ESTILO, VÁ FUNDO E SEJA FELIZ
Nem todo mundo tem um estilo tão definido quanto a Paola. Eu por exemplo, já gosto de um pouco de cada coisa e meio que faz um mix. Mas tenho uma amiga que também ama um estilo bem definido, que é o romântico. Isso mostra que a Paola não está sozinha.
Então, se você é desse time, não tenha medo de assumir. Não é porque a maioria das revistas de decoração apostam num mix, que você tem que ser assim também. O essencial é você amar a sua casa e se identificar com ela.
COLOCAR A MÃO NA MASSA FAZ DA SUA CASA UM LUGAR ÚNICO
Isso é óbvio, né? Mesmo que alguém compre todos os móveis iguaizinhos aos seus, se você coloca a mão na massa, pronto, ninguém mais tem um móvel igual ao seu! Fora que a sensação de falar “eu que fiz” cada vez que alguém elogia alguma coisa na sua casa é muito gratificante.
CUIDE DOS DETALHES
Casa não é só parede, revestimentos, móveis e eletrodomésticos. Cuide dos detalhes. Escolha seus objetos decorativos com atenção e carinho. São eles que vão trazer aquela sensação de identificação, de aconchego… justamente por serem dispensáveis. Sua cama pode ser a coisa mais gostosa do mundo, mas por se tratar de um item necessário, ela sozinha não vai conferir ao ambiente a ideia de “essa casa só pode ser do Fulano”. Cuide para que esses detalhes despertem em você bons sentimentos.
SE EMPOLGUE COM CADA CONQUISTA
A cada coisa que a Paola consegue para a nova casa, ela vibra. Posta foto no insta, mostra o quanto está feliz. E isso é sensacional! Vibrar com cada conquista estreita nossa relação de amor com a casa nova, e ajuda a compreender o que mencionei ali acima: que a decoração é uma construção. E que muitas vezes, nunca acaba, já que somos seres em mutação e é bacana quando a nossa casa acompanha nossas mudanças. Tem muita coisa no meu apartamento, que penso que hoje eu já faria bem diferente. E está tudo bem. Naquele momento, eu vibrei, me empolguei, e aquilo estava de acordo comigo.
Agora que tal prestigiar os perfis da Paola, que tal ir lá dar uma conferida nas postagens dela? É claro não peguei todas as fotos da casa. 😉 Para acessá-los, venha por aqui e aqui.
Gostaria de ver a sua casa por aqui também? Então basta usar a #casadeamados que uma vez ao mês escolherei uma casa para mostrar por aqui! 😉 A propósito, criei uma hashtag nova para as plantinhas: #casadeamadosplanta , já viu?