Eu fui educada para ser controlada com meu dinheiro, sempre gastar menos do que ganho e nunca comprar as coisas por impulso. Mas não recebi educação financeira de fato, tudo que eu juntava ia para a poupança. Até que, para atingir um objetivo, precisei traçar metas. E com isso, pesquisando formas de atingir a minha meta, descobri o mundo das finanças, e comecei a consumir conteúdos desse tema: seja através de livros, seja pelo Youtube. “Mas Ju, o que finanças tem a ver com decor? Você endoidou?” Bem, eu posso ser meio doida – isso é o que meus amigos me dizem, hehe- mas não endoidei não. Tem tudo a ver. Principalmente se você está montando casa nova ou quer reformar a que já tem. É muito mais tranquilo abraçar um projeto grande se você já entende um pouco de finanças: isso evita atropelamentos, dívidas desnecessárias. Obra por si só já é estressante, não precisamos de mais um fator estressante pra colocar na equação, não é mesmo?
Esse ano acaba o contrato de aluguel do meu apartamento. E decidi não empurrar mais com a barriga coisas que me incomodavam no apê e que não deixavam a minha vida mais funcional. Tinha umas coisas que não funcionavam para mim, mas só de pensar em obra, dava uma preguiiiiiiiiiiça. Agora a preguiça vai ter que ficar de lado. Mas né, é aquilo que a gente já sabe: obra não é barato, sempre há imprevistos que nos fazem gastar mais do que pensávamos. Então, quando a gente junta dinheiro para obra, sempre temos que contar com essa margem para os imprevistos – isso evita que a obra tenha que parar no meio do caminho, ou que nos endividemos. Nessas horas, educação financeira ajuda – e muito!
Então, a minha meta para esse ano é poupar mais que o meu habitual, já separando o dinheiro para a obra do apê. Por isso que eu acho bacana compartilhar conteúdo de educação financeira. Porque por mais que esse seja um blog de casa e decor, finanças abrange tudo, né? Quando a gente sabe lidar com o próprio dinheiro, fica mais fácil atingir as metas que temos para nossas casas, e também, de curti-la mais, afinal, a gente curte mais as coisas quando estamos com menos preocupações, não é mesmo?
É por isso que hoje indico o canal da minha youtuber de educação financeira preferida: a Júlia Mendonça. Primeiro, porque ela é divertidíssima. Sabe aquela coisa engessada de programas de economia da TV? Você não vai encontrar isso no canal dela. Você vai se deparar é com MUITA descontração! Segundo, porque gosto do equilíbrio dela. É muito comum encontrar certos radicalismos nos canais de educação financeira. Já a Júlia aborda temas polêmicos como a compra de um imóvel (acredite, isso é polêmico no mundo da educação financeira), levando em consideração todos os lados, e dá dicas que podem ajudar aqueles que mesmo com todas as desvantagens, querem seguir com o negócio. Terceiro, ela é super solícita, costuma responder aos comentários, tranquilizando o povo. E por último, porque eu já contratei a consultoria dela, adorei o serviço e super indico!
Recapitulando, eis os 5 motivos pelos quais eu indico o canal da Júlia:
- Você vai consumir conteúdo de qualidade de forma divertida, e pode até dar umas boas risadas.
- Ela fala sobre investimentos em renda fixa e renda variável. Mas também ensina como sair das dívidas e como lidar com o próprio dinheiro. Ou seja, ajuda quem está começando a lidar com o dinheiro de forma saudável, e também, quem já está numa fase mais adiantada ou nunca se endividou.
- Está com dúvidas sobre algo que ela falou no vídeo? Dificilmente sua pergunta ficará no vácuo. Ela é uma fofa, super solícita, e costuma responder a maioria das mensagens.
- Nada como indicar o conteúdo de alguém cujo serviço já contratamos, né? Então, já contratei o serviço dela e super recomendo!
- Quanto melhor você lidar com seu dinheiro, melhor poderá ser sua relação com a sua casa. A minha própria casa é uma prova disso, e você pode conferir aqui.
E então, se animou a conhecer o canal da Júlia? Lembrando que o que coloquei aqui é apenas uma pequena amostra, lá no canal dela tem mais um MONTÃO de vídeos bacanas, super vale dar um passeio por lá! 😉
Quer ver outro canal de educação financeira que já indiquei? Então venha por aqui.