5 Plantas para quem tem animais em casa

Morar sozinha e ter seu próprio espaço é muito bom, mas também pode ser um pouco solitário, por isso muitas pessoas acabam optando por adotar um bicho de estimação. Cachorros e gatos preenchem o lar de amor, mas trazem preocupação com relação às plantas que já estão no ambiente ou que ainda serão adquiridas. A Ju já falou em outro post sobre as vantagens de ter planta em casa, por isso, não vale dar como desculpas os pobres animais domésticos para a falta de plantas no seu lar!

Saber quais plantas são tóxicas é fácil, existem vários artigos que falam sobre, por isso, neste post vou falar sobre 5 plantas bem diferentes entre elas para ambientes internos e que, até onde sabemos, não são tóxicas para animais.

 

1 – Peperomia Melancia (Peperomia argyreia)

Essa planta gracinha que tem um balançar todo especial está com tudo e não está prosa. Seu nome popular se deve a suas folhas que são riscadas de um prata que brilha na luz e lembram muito uma melancia. É uma planta nativa do Brasil que foi esquecida durante muito tempo (que pecado!). Ela gosta de solo fofo e úmido, e não atura sol direto, por isso, é ideal para ambientes internos. Cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode atrair fungos e acabar matando a planta.

2 – Tostão (Callisia repens)

O tostão ou dinheiro em penca é uma planta rasteira, mas pode ser colocada em vasos suspensos alcançando uns 25 cm de comprimento. Tem tons de verde escuro e roxo na parte de trás das suas folhas. Eu, particularmente, adoro quando as plantas possuem outros tons de cores! Ela gosta de solo bem fértil e molhado. Não tolera ventos fortes e o frio. Deixe-a em um lugar bastante iluminado. É uma planta barata encontrada em qualquer floricultura.

 

3 – Palmeirinha

A palmeirinha é uma palmeira, que se plantada em vaso pequeno, tende a se manter pequena também. Dá um ar de férias para dentro de casa, já que palmeiras lembram praia. 🙂

4 – Palmeira leque (Licuala Grandis)

Confesso que tenho uma quedinha por essa palmeira. Ela é muito vistosa e ornamental. Tem um caule único da onde saem vários leques maravilhosos. Por ser de crescimento lento e exigir um pouco mais de atenção: não é uma planta barata. Se estiver curto de grana, prefira as menores, mas lembre-se que elas tem crescimento lento. Gostam de solo sempre úmido (úmido não é pantanoso!) e curtem clima quente. Não toleram frio e no vento, as folhas ficam quebradiças. Gostam de um adubinho para as folhas ficarem mais bonitas e crescerem um pouco mais rápido. (Imagem: palmeirasplantas)

5 – Arvore da felicidade fêmea (Polyscias fruticosa)

Em torno dessa planta existem muitas superstições. Acredita-se que ela trás harmonia e felicidade para a casa aonde ela está, mas isso só aconteceria se a planta fosse dada e não comprada. Nativa da Índia, ela tem folhas bastante recortadas dando uma aparência de longe de um pon pon felpudo. Adora solo com matéria orgânica mantido úmido, mas sem encharcar. Pode ser cultivada tanto em sol pleno quanto na sombra. Não tolera frio e vento e tem crescimento lento. Pesquisas mostram também que a árvore da felicidade possui ativos medicinais. Tratando dor reumática, intoxicação, infecções, micoses, febre, disenteria, fraqueza geral, problemas digestivos… Parece que esse lindeza não só trás felicidade, como também saúde!

 

Pronto! Essa é a nossa pequena seleção. Podemos aumentar em outros posts sobre o assunto se quiserem. Muitos são os motivos para os animais comerem ou mordiscarem as plantas. Quando algo não caiu bem e estão enjoados, costumam procurar arbustos para comer e provocar o vômito. Quando estão entediados, nada melhor do que brincar com algo que balança quando eles mexem, não é mesmo? Por isso, se quiser mesmo proteger suas plantas o ideal é colocar os vasos para cima, em um lugar aonde os cachorros não alcancem. Já com relação a gatos, essa solução não adianta, já que eles sobem e escalam todos os móveis e prateleiras da casa. Uma solução legal para pessoas que possuem gatos em casa são os terrários, potes fechados de vidro onde as plantas ficam dentro criando seu próprio ecossistema e bem protegidas dos animais.

E aí? Gostaram da pequena seleção? Já possuem alguma dessas plantas em casa?

____________

Para mais dicas do Ateliê Recul sobre plantas clique aqui.

Muito mais para você!

4 comentários em “5 Plantas para quem tem animais em casa”

  1. Pesquise melhor… pois Zamioculca é super toxica. É da familia do copo de leite. Eu ja vi casos de terem que sacrificar uma gatinha pois ela comeu e lesionou os rins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *