Suculentas e cactos caíram no gosto de todos. Elas são fofinhas (literalmente), ficam lindas em arranjos ou sozinhas e são mais resistentes à falta de água do que as folhagens. Não são como as samambaias das quais falamos no último post.
Por elas terem ganho essa fama se serem SUPER fáceis de cuidar, escuto muita gente me dizer que ficou muito decepcionada com a morte do seu cacto e suculenta amada e que foi aí que percebeu que não tinha “dedo verde” para cuidar de plantas. Pois esse post é para você que já matou cacto e suculenta (assim como eu) e que desistiu de ter plantas em casa por isso. Vamos mudar essa história!
O fato é que cuidar de cacto e suculenta, assim como qualquer outra planta, exige conhecimento do que elas gostam. Então vamos conhecer um pouquinho desse seres rechonchudos:
Suculentas tem esse nome justamente por terem suco dentro delas (Cacto é um tipo de suculenta). Suas folhagens são gordinhas porque estão repletas de água para conseguirem passar por um tempo de estiagem maior. Ou seja, elas gostam de muita luz e pouca água. Para muitas pessoas o seu cuidado não é tão simples porque a rega vai depender muito da onde elas estão posicionadas (sol ou sombra parcial), do período do ano (verão ou inverno), de quão úmido é o ambiente aonde a pessoa mora, da espécie da suculenta ou cacto. Mas, de uma forma geral, podemos seguir que no verão (sol) regamos 1 vez por semana e no inverno (sombra parcial) regar a cada 15 dias.
DICAS PARA SE TER EM MENTE:
- Dedo na terra ainda é a melhor forma de saber se a suculenta precisa ser molhada ou não. NUNCA molhe novamente se a terra ainda estiver úmida. As suculentas precisam que a terra seque totalmente para serem molhadas novamente.
- Lembre-se: existe mais gente que matou a suculenta/cacto AFOGADA do que de sede. Menos é mais.
- Evite molhar as folhas das suculentas. Elas não são muito chegadas à água… são iguais os gatos! rsrsrsrs
Já falei aí em cima que as suculentas gostam de sol ou ambientes bastantes iluminados. Aquele banheiro fechado, úmido e sem luz natural não é o ambiente correto para elas… (Desculpe decepcionar…! rsrsrsrsr). O mesmo acontece com terrários fechados. Suculentas ou cactos não são as plantas corretas, em vez disso podemos fazer lindos arranjos em vasos abertos combinando várias texturas e cores dessas lindezas.
Outra dica é tomar cuidado quando comprar as plantas. Muitas pessoas já trazem a planta ruim pra casa, morrem logo e elas acham que foi culpa delas. Nem sempre… as vezes saíram do produtor e foram para a loja de plantas e sofreram uma mudança de ambiente muito brusca . De muito sol para sombra ou de pouca água para muita água, as plantas sentem essas mudanças bruscas…
ALGUMAS FORMAS DE VER SE A SUCULENTA OU CACTO NÃO VÃO BEM
#1 Suculenta comprida:
Sua suculenta está crescendo, crescendo, espichando e você está achando um máximo porque está vendo à olhos vivos o seu desenvolvimento? Tenho uma má notícia… Esse é um sinal que sua suculenta está recebendo menos sol do que deveria. Ela cresce porque está procurando luz, muda ela de lugar para ganhar mais luz, vai…
#2 Suculenta com folhas caindo e sem cor (apodrecendo):
Esse é um sinal que sua suculenta recebeu muita água e que a terra está úmida demais por muito tempo. Tente tirar o excesso de água e deixe ela no sol para secar.
#3 Suculentas com folhas enrugadas:
Isso já é o contrário, quer dizer que sua suculenta está recebendo água de menos. Algumas espécies precisam de mais água do que outras. Por isso, fique atento aos sinais.
#4 Cactos com flor falsa:
Você sabia que existem alguns produtores que espetam flores secas em cactos? Tenho completo horror à essas florezinhas falsas que quando espetadas no cacto abrem um buraquinho que podem trazer doenças para a planta posteriormente. Fique atento. 😉
De uma forma geral, os cactos e suculentas são muito bons com jardineiros iniciantes. Mas não podemos esquecer que são plantas vivas, que precisam de cuidado e que pouca água não quer dizer, nada de água. 😉 Quer ver um resumo dos cuidados? Passa lá no site do Ateliê Recul, na aba de ‘Cuidados’.
Essas foram as minhas dicas básicas sobre suculentas e cactos, gostaram?
_______
Mais dicas sobre cuidados no blog do Ateliê Recul.
2 comentários em “Suculentas e cactos: dicas de como cuidar.”
Ameeeeiii!!
hahahaha eu realmente tava me achando o máximo com minha suculenta comprida!
Que decepção!
Obrigada pelas dicas!
Aaaahhhh! Mas continue se achando um máximo por ter verdinhas em casa e continuar tentando! Obrigada pelo retorno! 🙂