Sim, eu posso afirmar que um curso online mudou a minha vida e fez tudo ficar mais fácil para mim, tanto em termos práticos do empreendedorismo, quanto no aspecto emocional. Esse curso foi o Efeito Orna, um curso oferecido pelas Irmãs Alcântara – Bárbara, Débora e Júlia – meninas curitibanas à frente das marcas Tudo Orna, Orna, Orna Make Up e Orna Café.
PORQUE O EFEITO ORNA MUDOU A MINHA VIDA – TANTO NO ASPECTO EMOCIONAL QUANTO PROFISSIONAL:
Quem me acompanha bem de pertinho sabe que já passei por situações bem delicadas na minha vida profissional. Fui vítima de assédio moral algum tempo atrás, e é uma coisa muito difícil de lidar, por se tratar de uma dor solitária, que quase ninguém compreende. O assédio é ainda pior quando é sutil, daquele que “come pelas bordas”, pois por não se perceber logo de cara, vai destruindo a confiança, a auto estima. Foi exatamente esse que eu vivi, então você pode imaginar que a minha confiança estava meio abalada quando comecei o Efeito Orna.
Uma das coisas que as irmãs enfatizam muito, tanto no workshop, que foi gratuito, quanto no curso, é a importância do ACREDITAR, e já falei sobre isso aqui. Foi a partir daí que, aos poucos, com a ajuda de alguns amigos, comecei a recuperar a confiança. Isso me ajudou a colocar em prática ideias maiores que eu tinha, e foi por isso que, durante esse ano de 2018, aproveitei para me aprofundar ainda mais nos estudos e fazer consultorias e outros cursos, tudo voltado para o meu empreendimento.
Só por isso o curso já teria valido muito a pena para mim. Já teria valido cada centavo. Porque né, me ajudar a me recuperar de um assédio moral não é pouca coisa. Mas os benefícios não param por aqui.
O DIFERENCIAL:
Ao contrário da maioria dos cursos – o Efeito Orna não foi o primeiro nem o último que eu já fiz – que ensinam apenas na base do exemplo, as meninas são mais objetivas. O exemplo que elas dão não é um aleatório qualquer, é real: elas mostram exatamente o que elas fizeram. Elas mostram o “pulo do gato”. É claro que cada um vai ter que adaptar para o seu tipo de negócio, mas é muito mais fácil entender quando você vê uma coisa real, que foi realmente enviada. É mais palpável. Elas não escondem como foi o progresso delas, os erros que cometeram nessa caminhada.
Tem gente que acha que pelo fato das meninas do Tudo Orna terem um público bem grande, elas podem ser inatingíveis. Mas de verdade, não são. Elas se colocam de uma forma tão humana, tão próxima de gente como a gente, contam dos problemas reais que muitas vezes fazem parte da nossa realidade também, e nos ajudam a contorná-los. E daí você percebe, que mesmo quem chegou lá (a propósito, o que é esse “lá” para você?), passou por n problemas, grandes e pequenos, que podem ter colocado umas pedras no caminho, mas que também trouxeram aprendizados. E se dá conta de que também pode contornar essas dificuldades que aparecem no caminho. Você não se sente diante de um mestre que se acha superior. Não! Está mais para aquele professor que te abraça e diz:
– Já fui aluno como você, já passei por tudo isso e agora estou aqui para te ajudar a aprender o que aprendi. Pega na minha mão e bora aprender juntos! Tô com você!
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO EFEITO ORNA:
O curso tem nove módulos, e todos contam com uma apostila de apoio, o que é bem legal, porque você salvando, sempre poderá consultar esse material, mesmo quando o curso chegar ao fim. Já fiz o meu há quase 1 ano e consulto as apostilas até hoje, sempre que preciso.
Os módulos abordam assuntos como:
- branding,
- posicionamento digital,
- como criar marca,
- blogar é empreender,
- conteúdos extraordinários,
- negociação,
- propósito,
- cases de sucesso,
- monetização,
- projetos notáveis,
- pré venda,
- pós venda,
- ética profissional,
- mindset,
- análise swot
- e muito mais!
“OPA! QUERO ME INSCREVER E FAZER PARTE DO #SQUADDOEFEITO3 ! PRA ONTEM! ” OK, OK! É SÓ CLICAR AQUI! 🙂
PLANNER FÍSICO:
Sim, é isso mesmo que você leu. As Irmãs Alcântara acreditam que para você realizar as suas coisas, organização é necessário. Eu que o diga! Comecei a produzir muito mais e em menos tempo quando comecei a aprender a me organizar e gerenciar melhor meus projetos. Por isso que todo aluno do curso recebe em casa um planner (físico, é importante ressaltar! rs), que já vem com folhas, divisórias. E bem bonito, por sinal! 🙂 É esse das primeiras fotos, ali acima.
Confesso que eu nunca tinha usado um planner. Anotava tudo num caderno, junto e misturado. Não foi mágica, levei um tempo para me adaptar. Afinal, foi uma mudança migrar do caderno pro planner, né? Mas valeu muito a pena! Hoje, é muito mais fácil encontrar as coisas que preciso, cada uma no seu galho, tudo separadinho, mais organizado!
Peguei tanto amor pelo meu planner, que até mandei fazer uma bolsinha de couro pra ele. Para poder carregá-lo pra cima e pra baixo – coisas de quem ainda tem emprego fixo, leva uma vida dupla e aproveita os intervalos da vida para dar um gás nos projetos – e durar muuuuuito tempo! <3
E pensar que tudo que eu precisava para usar o planner era um pequeno incentivo: um na minha mão.
ELAS LEVARAM MINHA DEFICIÊNCIA EM CONSIDERAÇÃO:
Estava aí achando que eu já tinha falado tudo de bom do Efeito Orna? Que nada! Ainda tem mais coisa boa!
Caso você não saiba ainda, eu sou deficiente auditiva, oralizada , e com perda bilateral profunda. Em termos menos técnicos, isso significa que eu não escuto absolutamente nada, em nenhum dos dois ouvidos, e preciso da leitura labial para me comunicar. Caso queira saber um pouco mais sobre a minha deficiência, neste post eu falo um pouco sobre isso.
Então toda vez que eu vou fazer curso online, eu sempre pergunto se ele é acessível a deficientes auditivos (leia-se: se tem legenda). Nunca é. Ninguém está acostumado com deficientes em cursos físicos, que dirá nos ambientes digitais. O que é compreensível, já que somos minoria, são tantas deficiências existentes no mundo, com tantas variantes – a própria surdez é plural, e LIBRAS, por exemplo, não é acessível para mim – que é difícil, de antemão, prever ferramentas para acessibilidade nos cursos online. Mas o importante é o produtor de conteúdo estar aberto às necessidades dos deficientes que por ventura venham a aparecer, e buscar agregá-los.
Com o Efeito Orna não foi diferente: antes de efetuar a minha matrícula e o pagamento, eu comuniquei que era deficiente, e perguntei como seria a acessibilidade para mim, se tinha legenda. E a equipe não só buscou que o curso fosse acessível para mim, como FEZ DE TUDO para que a minha experiência com o curso fosse a melhor possível, mesmo com as minhas limitações. E conseguiram! Fiz o curso com legenda, e minha experiência não foi só incrível, como transformadora.
De verdade, nunca tinha tido uma experiência tão boa como essa! Não é à toa que me sinto tão honrada de saber que hoje sou parceira do Efeito Orna. 🙂 É uma sensação tão gostosa se sentir parte de algo sensacional!
#SQUADDOEFEITO3 – TERCEIRA TURMA DO EFEITO ORNA:
Fica de olho, que as inscrições já estão abertas, e se você quiser entrar para a terceira turma do Efeito Orna, as inscrições vão até dia 17 de agosto ou até as vagas acabarem. 😉
Se você já fez parte das turmas anteriores e é do time do #squaddoefeito, ou entrou para essa turma agora, me conta? É tão legal quando a gente descobre pessoas com a mesma vibe e podemos trocar figurinhas! 🙂
1 comentário em “Como minha vida mudou depois do EFEITO ORNA”
Que lindo seu blog fico muito feliz é bem fácil a leitura eu trabalho também com decoração mas na parte de raspagem de taco e assoalho de madeira http://www.renovapiso.com.br estou pensando em expandir o leque de produtos.