Eu acredito que estamos em um momento muito intenso de reconexões. Com nossa essência, com as coisas que realmente importam e têm mais valor nas nossas vidas. Não basta mais ter um trabalho que apenas desgasta e paga as contas e uma casa onde se come e dorme, para depois voltar ao mesmo ciclo. Estamos buscando nos conectar e relacionar mais, com outras pessoas e também com espaços. E é por isso que o nosso lar é muito importante nesse processo, e transformar a nossa relação com a casa é um modo de viver de forma mais leve, criativa e significativa. A Ju, inclusive, já falou um pouquinho sobre como relaxar em casa nesse post aqui. E hoje vou compartilhar com vocês as minhas 4 dicas para tirarmos o melhor da nossa relação com o nosso lar.
#1 RESPIRE E ABRA ESPAÇO PARA O NOVO
É natural que ao longo do tempo a gente vá acumulando coisas. O problema disso, especialmente para quem vive em pequenos espaços, é quando esse acúmulo toma espaços que na verdade não temos, se transforma em excesso ou desordem, e começa a atrapalhar a nossa rotina, tomando o espaço de coisas que são mais importantes, como viver a casa. E se eu estou batendo na tecla de ter uma relação com a casa, é porque eu realmente acredito que a casa deve ser um espaço de viver e não apenas um espaço de armazenar.
A casa é espaço de viver, e não de armazenar.
Por isso tire um tempinho para analisar tudo o que você tem. Desapegue daquilo que não te serve mais ou não conecta mais com você. Temos a mania de guardar e acumular porque um dia pode ser útil. A verdade é que se não é útil agora é porque provavelmente nunca será. Guarde ou tenha somente aquilo que você realmente precisa ou realmente ama. Pode parecer algo bobo, mas destralhar abre espaço para respirar e viver, é um convite à renovação. Quem sabe a uma nova relação com a casa?!
#2 DECORE COM PLANTAS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS
A Ju sempre fala em como a decoração é uma ferramenta importante para nos ajudar a amar a nossa casa e transformá-la em um lar. Eu assino embaixo! Decorar importa sim. E nada melhor, no processo de ter uma relação com a casa, do que decorar com as memórias que fazem parte da sua vida. Uma paredinha afetiva, com uma composição de elementos que contem história é uma ótima dica para começar. Aqui também é super bem-vindo colocar a mão na massa para decorar você mesmo, e trazer elementos artesanais. A presença do artesanal e do feito à mão na decoração tem um valor enorme e traz ainda mais significado às nossas vidas e casas.
Planta é vida!
Além de trazerem mais vida e leveza, as plantas criam uma atmosfera de aconchego e a sensação de bem-estar em qualquer ambiente. Cuidar de uma planta é como realizar a manutenção da relação com a casa. Por isso aposte em algumas plantinhas na sua decoração!
#3 TODO CANTINHO IMPORTA
Não importa se é área de circulação ou um ambiente pouco usado, todo cantinho da sua casa importa porque cada um completa o seu lar. Por isso dê atenção à organização e decoração desses espaços também. No meu apê, por exemplo, eu tirei partido de um longo corredor de passagem entre a sala e o quarto. O que era apenas uma área de circulação em branco, eu transformei no meu espaço de relaxar com rede! Mesmo em um apartamento pequeno e sem varanda, dei um jeitinho de ter a rede que eu sempre quis e, de quebra, ainda dei atenção a esse cantinho pouco usual da casa (veja aqui).
#4 CURTA MOMENTOS COM A SUA CASA
A nossa casa é o nosso refúgio e é um organismo vivo, um espaço que evolui junto com a gente. Especialmente se estamos falando de transformar a nossa relação com a casa, eu acredito que temos que curtir a nossa casa. Como se estivéssemos marcando dates mesmo com o nosso lar! Vai assistir um filme ou ler um livro? Torne esse momento especial. Acenda velas ou luzinhas aconchegantes. Vai fazer um jantar despretensioso? Use aquela louça que você guardava para “ocasiões especiais”. Toda ocasião é especial se você está curtindo a sua casa. Quer tomar um café da manhã na cama simplesmente porque sim? Faça isso! Viva e celebre a sua relação com a casa!
E aí, gostou dessas dicas para transformar a sua relação com a casa? Conta pra gente!