Nas últimas semanas, tenho vivido um período de estresse por aqui. E naturalmente, teve dias que cheguei em casa com as minhas energias esgotadas. Já comentei por aqui que a nossa casa deve ser aquele lugar que nos abraça quando o mundo lá fora não anda muito simpático. Mas para isso, temos que descobrir aquilo que nos ajuda a relaxar e criar condições para isso em nossos lares.
Eis 7 ideias para relaxar em casa, e em algumas delas tem sugestões de como você pode adaptar sua casa para recebê-las de forma mais funcional:
ACENDER UMA VELA AROMÁTICA
Se tem uma coisa que me relaxa são cheirinhos gostosos. Então sempre tenho uma vela aromática em casa. Quando está quente e eu sinto necessidade de acender a vela, desligo o ventilador e ligo o ar condicionado. E deixo a vela acessa pelo tempo que eu precisar, e vou ler um livro, ver um filme…
No instagram, quando perguntei o que vocês faziam para relaxar em casa, muita gente respondeu que gosta de acender incenso. Serve também! Difusor também é bem vindo! Qualquer coisa que faça a sua casa ser mais aconchegante para você está valendo!
TOMAR BANHO QUENTE COM ESFOLIANTES CHEIROSOS
Mais uma vez, o cheiro me ajudando aqui. E a água também! Por mais que digam que não se deve tomar banhos quentes, a água gelada para mim não tem o mesmo efeito acolhedor quando o bicho está pegando.
Eu adoraria ter uma banheira e sais de banho. ADORARIA, é o meu sonho. Mas já que não faz parte da minha realidade e eu só tenho chuveiro, no lugar dos sais de banho, sempre tenho em casa um esfoliante com um cheiro que me agrada.
LER UM LIVRO DE FICÇÃO DEITADA NUMA REDE
Eu leio uma média de 30 livros por ano, e boa parte destes são livros de estudo: da minha doutrina religiosa, de empreendedorismo, finanças. Mas na hora que o estresse pega de jeito, e eu preciso realmente relaxar, a ficção me ajuda mais, já que posso ler sem estar tão focada em absorver o conteúdo, sem me preocupar em fazer anotações.
O tamanho da sua casa não precisa ser uma desculpa se é disso que você realmente gosta e isso te faz bem. A Iná, do Nosso Apê, mora num apartamento de 40m2 e coloca a rede no corredor (veja esse vídeo aqui). Fora que rede é uma coisa que pode ser recolhida, quando não estiver em uso. No instagram do @apartamentodehomem , ele mostra como fazer um casulo com a rede que não está em uso.
CUIDAR DAS PLANTINHAS
Eu AMO plantinhas, mas confesso que sou meio relapsa para cuidar delas, e é por isso que não costumo me entender com espécies que exigem muita umidade, e me adaptei bem a cactos e suculentas. Mas apesar de eu não ser uma exímia jardineira, eu gosto de olhar para as plantas e fazer carinho nelas – se não for um cacto espinhento, óbvio (descobri no insta que não estou sozinha nessa e tem um clube de gente que interage com plantinhas! hehe).
Se você for desse clube, e gosta de interagir com as plantinhas, pense num lugar mais acessível para as suas filhas verdes. Se todas as suas plantas estiverem no alto, você não poderá fazer isso confortavelmente. Deixe pelo menos algumas mais ao seu alcance.
OUVIR UMA MÚSICA RELAXANTE NO SPOTIFY
Bem, essa dica já não serve muito para mim. Em decorrência da minha deficiência (se você está chegando aqui agora, pode ler um pouco sobre ela aqui), ouvir música para mim é uma coisa que exige muito esforço e concentração. Então, por mais que eu adore experimentar a música, e tentar identificar novos sons, não é para mim uma atividade relaxante, que eu vá buscar quando estou no ápice do estresse.
Mas sei que é para muita gente, e recebi essa atividade como resposta quando perguntei no Insta o que vocês faziam para relaxar em casa. 😉
ENCARAR UM PROJETO DE DIY PARA SUA CASA
Se eu não estiver exausta, colocar a mão na massa é uma coisa que me ajuda. Além de me distrair por aqueles instantes em que estou focada no processo, é gratificante saber que vou deixar minha casa mais funcional e/ou bonita.
INTERAGIR COM SEU PET
Infelizmente ainda não tenho um pet para chamar de meu. Tive 3 cachorros, quando tínhamos sítio em Itaboraí, na minha infância. Mas eles eram cachorros de sítio, não era aquela relação de bicho de dentro de casa. Só que no apê que morei na Argentina, a dona da casa tinha 2 gatos, e um deles sempre ficava no meu quarto, e com certa frequência, subia na minha cama. E como aquele gato me fazia bem! Tenho uma foto dele no meu celular, que carrego com carinho até hoje.
POR FIM, NÃO IMPORTA COMO VOCÊ COSTUMA RELAXAR EM CASA:
O importante é você identificar o que te relaxa, e trabalhar a sua casa para isso. Lembre-se: sua casa tem que trabalhar para você e não o contrário.
Se você gosta de ouvir discos de vinil, reserve um espaço para a vitrola;
se você curte uma rede, estude o melhor lugar para pendurar os ganchos;
se você é amante de pets, prepare sua casa para as necessidades deles (como colocar telas, etc);
se você se identifica com plantinhas, estude onde você pode colocá-las;
se você ama meditar toda manhã, reserve um espaço para fazer isso confortavelmente;
se você é fã de cozinhar, busque uma bancada de apoio na cozinha;
se o seu sonho é ter uma banheira, pense em como você pode adaptar o que você tem.
Entendeu o espírito da coisa? Para a nossa casa ser funcional, sob qualquer aspecto, precisamos identificar todos os detalhes da nossa rotina, e o que é importante para nós.
E aí, já trabalhou a sua casa para receber as suas atividades relaxantes? Se quiser compartilhar as soluções que você arrumou, é só marcar suas fotos no instagram com a #casadeamados .